90 minutos de emoção e alegria


Qual é a sua música favorita sobre futebol?
“1×0”, de Pixinhguinha, Benedito Lacerda e, mais tarde, Nelson Angelo? “Um a Um” ou “Frevo do Bi”, clássicos de Jackson do Pandeiro?
“A Taça do Mundo é Nossa”?
“Na Cadência do Samba(Que Bonito É)”, tema do canal 100?
O lindo samba gravado por Milton, “Aqui É o País do Futebol”?
A mais patriótica “Pra Frente Brasil”?
“Fio Maravilha”, do Jorge? Ou o clássico de Benjor “Umbarauma (Ponta-de-Lança Africano)”? Foi regravado agorinha com Mano Brown, para um comercial (veja aqui o clip).
“Camisa 10”?
“Camisa Molhada (Fique de Olho no Apito)”? Carlinhos Vergueiro tem um disco todo de músicas boleiras.
“Voa Canarinho”, com o então lateral Júnior?
“O Futebol” ou “Ilmo Senhor Ciro Monteiro” do Chico Buarque?
“É Uma Partida de Futebol”, clássico de um cruzeirense (Samuel Rosa) e um são-paulino (Nando Reis)?
A linda balada de Fagner e Zeca Baleiro sobre “Canhoteiro”?
Todas são legais, algumas marcaram Copas importantes – não saem do meu tocador de MP3! – mas o namoro entre bola e violão tem muitos filhotes mais – centenas. Que o digam as pesquisas feitas por dois jornalistas, Assis Ângelo e Beto Xavier.

O gremista Beto Xavier lançou no ano passadoFutebol no País da Música” (Panda Books) e nesta segunda-feira, véspera de estreia do Brasil na Copa 2010, faz uma noite de autógrafos com direito à canja do Jazzgig, no bar Odeon, em Porto Alegre. Fonte da série “Som da Copa”, exibida pelo jornal Hoje no aquecimento da Copa de 2006, Beto Xavier foi entrevistado no Fut Pop Clube. Na segunda parte da entrevista, Beto deu 11 dicas de músicas, cada uma de um estilo, numa série de “posts” com a “tag” Futebol em 11 Ritmos: tem samba, choro, marcha, bossa nova, frevo, baião, samba-rock, música instrumental, rock, balada e rap. Confira aqui!
E o livro do jornalista Assis Ângelo, outro apaixonado por música, cultura e futebol do Brasil, também teve lançamento nesta segunda-feira, em São Paulo. “A Presença do Futebol na Música Popular Brasileira“, com prefácio do tricolor Ives Gandra Martins, tem um CD encartado, com duas músicas. Noite de autógrafos na sexta-feira, 18, na livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista.

Foto da coleção de Beto Xavier, autor de "Futebol no País da Música"
LP de 1958, a coleção de Beto Xavier, autor de "Futebol no País da Música"

LEIA TAMBÉM:

30 comentários sobre “90 minutos de emoção e alegria

  1. A lista acima é apenas uma sugestão não pretende ser completa. Nem poderia, são mais de 500 músicas só no Brasil, nas contas do Beto Xavier. Centenas sobre Flamengo, outras tantas sobre Corinthians, Pelé, Leônidas, Garrincha… sobre o Rogério Ceni há algumas.
    Eu lancei o desafio, eu começo. Jogo duro. Acho que fico com a que é considerada uma das primeiras: “1×0”, clássico do chorinho do Pixinguinha e do Benedito, que décadas depois ganhou uma letra incrível, belíssima, do Nelson Angelo. Com lembrança a “Umbarauma” e “Fio Maravilha” de Ben/Benjor, “O Futebol”, do Chico, “Garrincha” do Antonio Nóbrega, “Camisa Molhada” (Fique de Olho no Apito)” e “Canhoteiro”.
    Lá fora, Manu Chao, “La Vida Tombola”.
    Muito legal este clip do New Order, “World in Motion”, tema da seleção inglesa na Copa de 90 http://www.youtube.com/watch?v=4uFWGALVF0Yo – Um clip bem cultura de estádio, tributo maneiro ao English Team.

    1. oi, “Na cadência do samba” realmente é espetacular, dessas, que eu mais gosto. Mas acrescento uma musica estrangeira: “give us a goal”, que poderia ser uma pequena homenagem a um time de camisa amarela, cuja letra diz “stop your fancy fooling ‘round and give us a goal”!
      De quem? Slade!!!!

  2. “Umbarauma” e “Fio Maravilha, fico com essas 2 João. E menção honrosa para “Na Cadência do Samba(Que Bonito É)” em função daquele pianinho sensacional e da saudade de ver o Canal 100 nos Cinemas.

    Abração

  3. Fala, João!
    Lembra do samba enredo da Beija-Flor? “É milenar a invenção do futebol…”
    A música que fez parte da minha vida de torcedor é aquela vinheta antiga: “É gol. Que felicidade!”. E a que eu mais gosto é o convite a cantarolar “Que bonito é!”…
    Abraço,
    Mário Marra

    1. Marra é gol! A da vinhetinha, que era usada aqui em SP pela rádio Jovem Pan, é “Replay (O Meu Time É Alegria da Cidade)”… isso combinado com o Osmar Santos gritando “IIIII QUIIIII GOOOOOOOLLLLL” ou o Silvério berrando “E queee golaço” era música para os meus ouvidos! Abração e obrigado!

  4. Gente, só tem música boa na relação!!
    Como sou metade cearense e maranhense…rs… Gosto do Canhoteiro; mas aí tem o Fio Maravilha; Partida de Futebol q adoro Skank… E a Copa q lembro bem do Junior jogador-sambista; sem falar nos clàssicos, como Camisa Dez ou Que bonito é… é muito difícil escolher. Mas Jota, parabéns e obrigada pela boa lembrança!!
    Bjs

  5. Gente, só tem música boa na relação!!
    Como sou metade cearense e maranhense…rs… Gosto do Canhoteiro; mas aí tem o Fio Maravilha; Partida de Futebol q adoro Skank… E a Copa q lembro bem do Junior jogador-sambista; sem falar nos clàssicos, como Camisa Dez ou Que bonito é… é muito difícil escolher. Mas Jota parebéns e obrigada pela boa lembrança!!
    Bjs

  6. Sexo, Timão e Rock And Roll, do Made In Brazil. Tem também Amor Branco e Preto, dos Mutantes (Rita Lee), mas essa é uma outra história… PS: sou botafoguense. Abraços!

    1. Bighinzoli, lembranças bem roqueiras, como convém ao baixista do Metalmorphose. Um tanto alvinegras… achei essa pérola do Made in Brazil sobre “Sexo, Timão e Rock and Roll” no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=0Wcbu2BZFsY. “Amor Branco e Preto” saiu no segundo disco-solo da corintiana Rita Lee. Boas lembranças no ano do centenário do Coringão. Meu tio que vai gostar.

  7. Acho que fico com “Umbarauma” do grande Jorge… dá-lhe, homem-gol…
    Com menção honrosa também, claro, pra “Saudações Tricolores”, de Heitor d’Alincourt, que é outro autêntico clássico…
    SAUDAÇÕES!!!

  8. Pra mim é “Um a Um” do Jackson do Pandeiro. A composição é de um tal de Edgar Ferreira. Mas a interpretação do Jackson é sempre criação e a música não seria o que é se ele não tivesse gravado. Há ainda uma boa versão dos Paralamas.

    Tem também “Meio de Campo”, uma lado B do Gil… Merecia ter feito algum sucesso.

    Abraço!

    1. Acho que “Meio de Campo” fez mais sucesso na voz de Elis Regina, que até brinca com a letra do Gil, “eu não sou Pelé nem nada/quando muito, um Tostão”, num especial da série Ensaio, da TV Cultura, lançado em DVD pela Trama.
      Jackson do Pandeiro no próximo CD da coleção da Folha, Laio! Valeu!

      1. Só tem craque e muito clássico eterno. Mas não consigo deixar de sorrir ao ouvir Jorge narrando

        “Tabelou, driblou dois zagueiros
        Deu um toque driblou o goleiro
        Só não entrou com bola e tudo
        Porque teve humildade em gol.”

        Nunca houve gol mais bonito, amigo

      2. Pois é, Ernani, nem precisa de imagem para saber disso, não?
        Abaixo reproduzo alguns votos que chegaram por e-mail e redes sociais:
        MARCELO TIEPPO:
        “Não é a melhor nem a mais bonita, mas eu vou de “Voa Canarinho”, porque representa a Seleção Brasileira de futebol mais bonito que eu vi jogar”.
        (dá logo pra ver que Tieppo é fã do mestre Telê Santana)
        MARCUS CESAR:
        “Pra mim é “O amor é Verde” do Moacyr Franco! hahaha”
        (Moacyr Franco, que além de canta o amor ao vosso alviverde imponente, Marcus, tem a linda “Balada Nº 7”, sobre Garrincha)
        CARLOS LOPES, banda Mustang:
        “Brasileira tem várias legais, mas uma das que mais gosto é Uma Partida de Futebol do Skank.
        Internacional? Gosto muito de “Wavin’ Flag” do K’Naan (acho que todo mundo gosta, não é?)”

  9. Fico com o samba do Júnior “Voa canarinho”. Traz boas lembranças sobre a melhor seleção que minha geração viu.

    1. Valeu, Reginaldo. Mais um voto para o tema informal do futebol-arte da Seleção de Telê na Copa de 82. Isso, nenhum cabeça de bagre que chega à seleção sem currículo pode tirar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s