Caixinha de música: EPs dos Beatles

Agora que o catálogo dos Beatlesfoi digitalizado e pode ser baixado no iTunes, gostaria de lembrar de uma coleção que ganhei de uma amiga anos atrás – e me fez virar fã de carteirinha da banda de uma vez por todas (Beatles 4ever… como diz o grito de guerra, o slogan, o bordão…).
Uma caixa de 14 EPs. EPs são discos geralmente com 4 ou 5 músicas, num formato entre o single (nossos velhos amigos compactos) e o álbum (os LPs).
The Beatles Compact Disc EP Collection, tesouro lançado pela Apple/Parlophone em 1992 (aqui chegaram caixinhas importadas). E pelo jeito está fora de catálogo. Lembro-me que havia uma caixinha parecida, só de singles. Mas os Beatles não saíram mais do meu som. Vamos à lista desses 14 EPs a laser…

  1. The Beatles´ Hits – Quatro sucessos da dupla Lennon/Macca. From Me To You surgiu como lado A de single de 1963. E Thank You Girl, seu lado B. Do primeiro disco,os hits Please Please Me e Love Me Do fecham o EP.
  2. Twist and Shout – 4 do 1º álbum (Please Please Me, álbum nº 1 também) dos Beatles. Lennon arrebenta na versão de Twist and Shout, gravada antes pelos Top Notes e Isley Brothers. A Taste of Honey, outra cover. E duas de John e Paul: Do You Want to Know a Secret, com vocal de George Harrison; e There´s a Place.
  3. The Beatles (No.1) -Duas de Lennon/McCartney: I Saw Her Standing There (com Paul até hoje!) e Misery, outra do disco de estreia, em dueto. Duas covers: Anna (Go to Him), derramada balada dor de cotovelo de Arthur Alexander. E Chains, do casal de compositores Gerry Goffin e Carole King, da fábrica de hits localizada no edifício Brill Building. Cantam George Harrison, Paul e John (também na gaita.)
  4. All My Loving – duas do Please Please Me e duas do With the Beatles. Do 1º, John canta Ask me Why e, com jeitão de Roy Orbinson, Paul arrasa na balada P.S. I Love You. Do 2º LP, o sucessão All My Loving (com Paul, até hoje) e Money, clássico R&B da Tamla/Motown, na voz visceral de Lennon.
  5. Long Tall Sally – EP com uma parceria de Lennon e Macca (I Call Your Name) e 3 ótimas covers de rock´n´roll: Long Tall Sally, clássico de Little Richard, aqui encarnado por um fã, Paul McCartney. Slow Down, de Larry Williams. Lennon termina de cantar com um u-hu típico. E Matchbox, de Carl Perkins, idolatrado pelo quarteto, tem vocais de Ringo Starr! Só me resta parafrasear Ronnie James Dio: Long live rock´n´roll!
  6. A Hard Day´s Night (extracts from film) – Quatro sucessos do filme Os Reis do Iê Iê Iê. Lennon nota 10 nos vocais e harmônica de boca em I Should Have Known Better. Com Macca, divide as vozes da lindíssima balada If I Fell – regravada com brilho por Rita Lee no ótimo álbum Aqui, Ali, em Qualquer Lugar, só de covers dos Beatles. Os parceiros dividem Tell me Why. Paul canta a balada And I Love Her.
  7. A Hard Day´s Night (No.2) – Quatro do lado B do LP A Hard Day´s Night, trilha do filme Os Reis do Iê Iê Iê. Lennon canta Any Time at All e When I Get Home. I´ll Cry Instead é um dueto da dupla dinâmica. Macca faz a principal voz de Things We Said Today.
  8. Beatles For Sale – Quatro do álbum de mesmo nome:  Lennon canta No Reply, I´m a Loser, Rock´n´Roll Music, essencial cover do clássico de Chuck Berry,  e divide com Paul Eight Days a Week.
  9. Beatles For Sale (No.2) – Mais quatro de Beatles for Sale: I´ll Follow the Sun (Paul nos lead vocals). Lennon e McCartney dividem os vocais de Baby´s in Black, Words of Love (cover de Buddy Holly) e I Don´t Want to Spoil the Party. Mais meigo.
  10. Beatles´Million Sellers. Quatro blockbusters, quatro lados A de compactos neste milionário EP: She Loves You, I Want to Hold Your Hand, Can´t Buy Me Love e I Feel Fine.
  11. Yesterday. A parceria Lennon/Macca do álbum Help! se tornou a música mais gravada e regravada da história, mais o lado B do single YesterdayAct Nacturally (Morrison/Russell), um country cantado por Ringo Starr, You Like Too Much, de Harrison, e It´s Only Love (de John e Paul). EP lançado em 4 de março de 1966, Top 1 na parada do Reino Unido.
  12. Nowhere Man – quatro maravilhas do LP Rubber Soul, 1965. A ótima Nowhere Man é cantada pro John, Paul e George. Uma das favoritas desta Coluna, Drive My Car é presença firme nos shows de Paul. Paul também canta Michelle com backing de John e George, assim como You Won´t See Me, onde Macca também toca piano (Mal Evans faz o Hammond). Um dos pontos altos do box.
  13. Magical Mystery Tour – Seis músicas feitas para o filme de mesmo nome (1967): a faixa-título, mais Your Mother Should Know, I Am the the Walrus, outro clássico, Oasis fez cover fiel; The Fool on the Hill, Flying, Blue Jay Way. O CD EP de 1992 tem as 6 canções em estéreo e depois as mesmas 6 faixas em mono.
  14. The Beatles, um EP de 1981 com 4 raridades. The Inner Light, de George, lado B do compacto Lady Madona, de 1968. E mais três parcerias Lennon/Macca: Baby You´re a Rich Man, lado B do compacto All You Need is Love, de 1967, entrou na trilha do filme Yellow Submarine (na tela, não no disco), aqui em rara versão estéreo (coisa de fã). She´s a Woman, lado B de I Feel Fine, 1964. This Boy, lado B do single I Want to Hold Your Hand, de 1963.

Um ou outro EP ficou de fora do box, como o que promoveu o duplo CD Live at the BBC – tema para outro post, mais pra frente).

Leia aqui todos textos sobre Beatles publicados neste blog.

Anúncios

7 comentários sobre “Caixinha de música: EPs dos Beatles

  1. A caixa de EPs em CD foi lançada em 1992. E o EP da BBC, em 1995. A caixa tem todos os EPs ingleses. Não faltou nenhum. Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s