Som do dia

Todos os logotipos by LAIS SOBRAL : http://www.flickr.com/photos/lais-sobral/

Tentando retomar a atualização dessa coluna, com dicas de músicas não necessariamente ligadas a efemérides.

40 anos do Volume 4 do Sabbath!

4 de setembro. Em 1983, o Thin Lizzy se despediu dos palcos – pelo menos com o seu líder, o vocalista e baixista Phil Lynott, já que nos últimos anos músicos que tocaram com ele ou não usam o nome da banda para shows do tipo tributo.  Boa ocasião para conhecer melhor a banda neste DVD.


A banda do essencial bluesman Muddy Waters recebeu em 1981 quase todos os Stones num bar do grande Buddy Guy em Chicago. O resultado é o DVD Muddy Waters & The Rolling Stones – Live at Checkerboard Lounge Chicago 1981, lançado oficialmente só agora, em julho de 2012, nos 50 anos dos Stones – “Cinquentones“! Ainda tem Junior Wells, craque da gaita blues!

  • O clip abaixo é de um som do primeiro disco do Kinky, quinteto Mexicano de Monterrey, “Sou Tha Mi Primer Amor”.

ziggy8 de janeiro. Aniversário de David Bowie! Dica de disco: The Rise and Fall from Ziggy Stardust & the Spiders from Mars.
4 de janeiro de 2011: 25 anos da morte de Phil Lynott, líder da banda Thin Lizzy, que influenciou uma pá de roqueiros da pesada. Leia mais sobre o grupo que ajudou a consolidar a “tática” de duas guitarras gêmeas.


21 e 22 de novembro de 2010. Paul McCartney no Morumbi.


8 de novembro. 30 anos de Ace of Spades, álbum clássico do Motörhead.

7 de novembro de 2010. Good Evening New York City, na noite de abertura da turnê sul-americana de Paul McCartney.

4 de outubro de 2010. 40 anos de um discão: Led Zeppelin III (leia mais na Coluna de Música)

18 de setembro de 2010. 40 anos da morte de Jimi Hendrix. Não parou de ouvir o som do maior guitarrista de todos os tempos! Leia mais sobre Jimi na minha Coluna de Música.

27 de agosto de 2010. 20 anos ouvindo o saudoso bluesmanStevie Ray Vaughan.

25 de julho de 2010. Hell´s BellRock´n´Roll Ain´t Noise Pollution. Baaack in Black! O disco clássico do AC/DC – estreia de Brian Johnson na banda – completa 30 anos! Leia mais aqui.

Junho de 2010. Mais um bom motivo para ouvir de novo “Sunday Bloody Sunday”, do U2, 3º single do discão “War”


19 de maio de 2010. Uma pequena lembrança ao grande vocalista Ronnie James Dio, ex- Elf, Rainbow, Sabbath, Dio, Heaven & Hell, que morreu no domingo, 16 de maio: “Stars”, do projeto Hear´N Aid. Leia mais na Coluna de Música.

25 de abril de 2010: Metalmorphose, clip da música “Correntes”, em http://www.youtube.com/watch?v=–tn_OzA8AA. Saiu no disco “Maldição”, com material inédito do Metalmorphose em estúdio de 1986 e gravações extraídas de shows da banda do período entre 84 e 85, mais uma inédita do período pré-“Ultimatum“. Leia mais sobre a banda carioca, uma das pioneiras do metal pesado no Brasil.
23 de abril: “1×0”, clássico de Pixinguinha, Benedito Lacerda e, depois, Nelson Angelo.

Homenagem ao dia do choro, aniversário de nascimento de Pixinguinha. Leia mais aqui.
8 de abril de 2010 – Toys, Toys, Toys in the attic! Walk This Way! Big Ten Inch Record! Sweet Emotion! No More No More! Round and Round. Há exatos 35 anos, o Aerosmith lançou um de seus melhores discos. Toys in the attic. Dá para ouvir aqui no meu velho blog (um widget que peguei nosite oficial do show no Brasil, mas não funcionou no WordPress). É um clássico do hard rock. Pelo menos umas duas devem rolar em 29 de maio, no Palestra Itália.

Segunda-feira, 5 de abril de 2010
Nirvana, DVD ou CD Live at Reading.

Showzão. Saiba porque hoje é um bom dia para lembrar do som do Nirvana na Coluna de Música.

numberofthebeastSegunda-feira, 29 de março de 2010.
28 anos do lançamento de um clássico do metal pesado. The Number of the Beast, 3º LP do Iron Maiden. 1º com Bruce Dickinson. Top 1 na Inglaterra. Top 40 nos EUA. Fazia algum tempo que não ouvia o CD. Botei no carro hoje. Que sonzão. Leia mais e veja foto da turnê The Beast on the Road na Coluna de Música.

Domingo, 21 de março de 2010

Under Great White Northern Lights, documentário sobre a turnê canadense do White Stripes em 2007. Em cartaz no festival In-Edit Brasil. Leia mais naColuna de Música.

Sexta-feira, 12 de março de 2010

Mundo Livre S/A, Meu Esquema. Sensacional balada dodisco Por Pouco, o quarto da banda pernambucana, que hoje (12/3) celebra 10 anos do lançamento com show em SP. Confira na Coluna.

Quinta-feira, 11 de março de 2010
Mundo Livre S/A, Livre Iniciativa. Cavaquinho + guitarra envenenada. Boa introdução ao Samba Esquema Noise da banda pernambucana, uma das lançadoras do beat do mangue bit. O Mundo Livre S/A toca em São Paulo de hoje a sábado. Cada show um repertório diferente. Confira no blog.
Terça-feira, 9 de março de 2010
Jimi Hendrix de novo, Are You Experienced. Primeiro e para mim o melhor disco do semideus da guitarra Fender creme. Edição com os singles Hey Joe, Stone Free e Purple Haze logo de caraé a melhor.

Segunda-feira, 8 de março de 2010
Jimi Hendrix, “Valleys of Neptune”. Esta aí ao lado direito é a capinha do single, com a faixa que dá o nome ao novo álbum póstumo do reiventor da guitarra – CD e vinil lançado nesta data.
Leia mais no post Toca Jimi Hendrix!

Terça-feira, 2 de março de 2010

Coldplay, “In My Place”.

Som do disco “A Rush of Blood to the Head”, o segundo da banda.

É hoje o show da Viva La Vida Tour no Morumbi, em São Paulo!

Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

The Smiths, “There is a light that never goes out”, Crucial para a trama da comédia não muito romântica (500) Dias com ela, que saiu em DVD: http://wp.me/pMpBg-73 Ouça trechos dessa e outras canções do “The Queen is Dead”, dos Smiths, no site da Rhino Records, que lançou o álbum em vinil no EUA.

Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Copacabana Club, “Just Do It“. A banda indie do Paraná toca a partir de 1h no Studio SP, faz mais 3 shows no Brasil e viaja para os EUA. Shows no festival SXSW e tudo! Leia  na Coluna de Música.


Terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Haja rádio que toca notícia, curso de inglês ou som para não se entendiar no trânsito matinal de Sampa. East Coast West Coast é um rockão do segundo dos cinco disco do Joe Perry Project, grupo paralelo do guitarrista que é metade dos chamados Toxic Twins. Enquanto o destino do Aerosmith não é definido, se continua com Stephen Tyler (dá para imaginar sem?), o Joe Perry está com disco novo. Por enquanto, não achei nada tão bom quanto o material deste I´ve Got the Rock n Rolls Again, de 1981, disco muito bom de hard rock, que abre com East Coast West Coast. E não economiza riffs.

22 de fevereiro de 2010

Foi mais um “Sunday Bloody Sunday” depois de um clássico do futebol paulista e brasileiro. Se já é difícil entender a violência religiosa, quanto mais a provocada pela diferença entre as cores da camisa de um time de futebol. Até quando? Por quanto tempo vamos ter que nos deparar com esse tipo de notícias depois de um domingo de futebol?

21 de fevereiro de 2010

Heavy Metal Thunder, sonzeira da banda inglesa Saxon. Abriu o terceiro LP do quinteto, Strong Arm of the Law. Depois virou marca registrada dos shows desses metálicos britânicos, nome do recente documentário sobre o Saxon e esquentou o P.A. exatamente antes dos shows do Metallica. Pauleira da chamada New Wave of British Heavy Metal, já uma trintona.

17 de fevereiro de 2010

Quarta-feira, dia de futebol na Europa e pelos estaduais. “Seven Nation Army”, do White Stripes, tem uns 7 anos. Explodiu de vez como hino de torcidas em estádios do mundo na Euro 2008. Se você gosta do White Stripes e seu rock mais conhecido, vai querer saber mais sobre o filme da banda (leia aqui). Ô ô ô ô ô ô… Veja o clip no site do W.Stripes.
15 de fevereiro de 2010
O time do PC Batista Faria está na final da Taça GB depois de alguns anos e a Portela entra na avenida daqui a pouco. “Paulinho da Viola – Meu Tempo É Hoje”, trilha do doc de mesmo nome, é o som desta segunda-feira de carnaval (leia mais na Coluna de Música do blogueiro.)

DVD Samba Social Clube 4, também em CD

13 de fevereiro de 2010:

“Samba Social Clube” – volume 4 da série de CDs e DVDs. Um clássico atrás do outro. Sambas bons de bola. Leia mais neste texto aqui do Fut Pop Clube.

“Fire”, música do Kasabian, grupo inglês de rock. No bis de um show em Paris, o vocalista teve a manha de entrar com a camisa vermelha que vai ser o uniforme nº2 do English Team na Copa. No site dos caras, dá para ver um vídeo dessa reentrada em cena – e ouvir a vaia dos franceses

Inspirado pela música/frase/poema do dia que o jornalista Ricardo Noblat publicava em seu blog, começo a seção “Som do Dia”, aqui na minha Coluna de Música. Sempre que puder, darei uma dica de um CD, um DVD, um compacto, um vídeo clip – de qualquer época – especialmente aqueles sons que a gente ouve no som do carro durante o trânsito e dão uma animada para mais um jornada.

Anúncios

2 comentários sobre “Som do dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s