“Slide It In” – o discão que o Whitesnake trouxe pro primeiro Rock in Rio.

slide it inTarde/noite de 11 de janeiro de 1985. Era a primeira noite do primeiro grande festival internacional no Brasil, que botou o país no circo mundial do rock. A massa roqueira não perdoou Ney Matogrosso e, um pouco menos, a dupla Baby e Pepeu. Escalar o ex-Secos e Molhados e dois ex-Novos Baianos para abrir (no mesmo palco) shows do Whitesnake, Maiden e Queen foi um grande erro do Rock in Rio, que aprendeu a lição. E o festival ainda não deu todo o som para o brasileiros, coisa que seria percebida facilmente nos primeiros acordes do show do Whitesnake.

A banda de David Coverdale (um ex-Deep Purple) veio ao Brasil na turnê do LP “Slide It In”, que teve pelo menos duas versões diferentes: a original, lançada na Inglaterra, com a dupla de ótimos guitarristas Micky Moody e Mel Galley; e a segunda, voltada pro mercado americano,com nova mixagem, ordem diferente, com algumas partes da guitarra de Micky Moody regravadas pelo louro John Sykes (Thin Lizzy, Tygers of Pan Tang) e o baixo de Colin Hodgkinson trocado pelo de Neil Murray.

A edição que tenho em mãos é um vinil, edição brasileira, com a mesma ordem e “time” da versão inglesa, a saber: Coverdale (voz), Micky Moody e Mel Galley nas guitarras, revezando nos solos; Colin Hodgkinson no baixo, Cozy Powell na bateria e outro ex-Purple mandando ver nos teclados: Jon Lord, que divide com Moody o solo de “Gambler” e brilha com seu Hammond em “All or Nothing”. Que luxo.

No finzinho de 2014, Coverdale lembrou dos 30 anos do discão, postando no Twitter a capa do programa oficial da turnê de 1984, já com uma formação diferente.

Noves fora os detalhes, é uma pérola do hard rock.
Rendeu nada menos do que 5 singles.
O primeiro, “Guilty of Love” tocou adoidado no Brasil. E olha que nem teve clip propriamente dito, assim como “Standing in the Shadow”, puro Whitesnake, e “Give Me More Time” os próximos compactos.

A gravadora EMI usou como “promo” a eletrizante perfomance de “Guilty of Love” no tradicional festival Monsters of Rock inglês, em Donington Park, 20 de agosto de 1983 – show que chegou a sair em VHS (!) no Brasil: “Whitesnake Live! Commandos”.

ws
Capa do vídeo VHS ‘Whitesnake Live! Commandos’, ao vivo em Donington, 1983!

Então, curta agora “Guylty of Love” ao vivo, com a formação que gravou “Slide It In”: Coverdale, Moody, Galley, Hodgkinson, Powell e o mestre Jon Lord, um tanto escondido na edição, é verdade, mas dá para ver sua cabeleira, seus óculos e seu inconfundível bigode.


Os vídeos dos dois hit singles seguintes rodaram bastante aqui.

  • No clip de “Love Ain’t No Stranger“, composta por Coverdale e Galley, já se vê a formação que veio ao Rock in Rio: Coverdale, só Sykes na guitarra, Neil Murray no baixo e Powell na bateria.
  • “Slow an’ Easy”, também com o mesmo quarteto.


Seja qual for a sua versão, “Slide It In” é hard rock do bom, um dos dois melhores discos da banda. Claro, sem esquecer das letras sacanas de Coverdale, cheias de segundas intenções.
Pena que Jon Lord não veio ao Rio. Por um bom motivo: a volta do Purple. “Perfect Strangers”!
Mas foi um showzão. Pesadaço. Sem dúvida, o melhor do Whitesnake por aqui.

A primeira grande noite de rock no Rio ainda teria o Iron Maiden, que ainda não contava com o Ed Force One, mas trouxe na bagagem os riffs e refrões imortais do discão “Powerslave” e os hits todos da melhor fase da banda (leia aqui). E o primeiro dos dois shows do Queen no festival – infelizmente, foram só 3 no Brasil, contando com o do Morumbi no começo dos anos 80.

Um comentário sobre ““Slide It In” – o discão que o Whitesnake trouxe pro primeiro Rock in Rio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s