Metallica #ByRequest @ Morumbi, São Paulo, 22/03/2014.

'Ride the Lightning 'perdeu de 'The Day That Never Comes.'
‘Ride the Lightning ‘perdeu de ‘The Day That Never Comes.’

Este slideshow necessita de JavaScript.


Foi um banho de metal. No primeiro sábado do outono 2014, a chuva fina caiu em boa parte do show do Metallica, antecedido pelo #esquenta do Raven (os primeiros a levar o Metallica em turnê, a Kill ´em All For One, lá pelos idos de mil, novecentos e New Wave of British Heavy Metal).

O set-list escolhido pelo público que comprou ingresso pela web, nessa turnê #ByRequest, teve quase um hit atrás de hit. Os clássicos preferidos pelo povão metal foram pintando como que em blocos. De cara, o Metallica marcou um #hat-trick do “Master of Puppets”. Depois, James Hetfield deu “Fuel”, cantou “The Unforgiven”, a pesada novidade “Lords of Summer” (acompanhada com atenção, mas em silêncio), em que o Kirk Hammett faz slide guitar com uma dedeira deslizando pelas cordas; mais uma dupla de singles do álbum preto, emendadas com a sempre linda “Fade to Black”, uma dobradinha do “Justice”, um módulo do “Ride the Lightning” -rolou um momento “Heaven Can Wait” com os fãs no palco fazendo os backing-vocals de “Creeping Death”- e outro par do álbum preto.

DSC03525 (2)
Momento “Fade to Black”
Instante "For Whom the Bell Tolls".
Instante “For Whom the Bell Tolls”.

Quase que só hits porque o formato de escolha das músicas pelos fãs – no geral uma ótima sacada – deixa um música pra ser votada no dia do show, por torpedo no celular. E James Hetfield teve seu momento de apresentador pedindo pro público votar. “The Day That Never Comes” pulou na frente, acabou ganhando por uns 3 mil votos de “Ride the Lightning” e … foi vaiada. Momento um tanto constrangedor pra banda. “The Day That Never Comes” não chega a ser a melhor do disco “World Magnetic”, mas é 100% Metallica. Pelo placar mostrado durante o show, umas 35 mil pessoas votaram nesse “Você Decide”. Cada celular só conseguia mandar um torpedo. Se é que conseguia, esse é sempre um problema em dias de shows e jogos com Morumbi lotado. #MET1! Mas não adiantou a galera pedir “Ride the Lightning”. Trato é trato. Ossos da democracia. Temos que respeitar as regras do jogo.

Placar parcial do "Você Decide" que o Metallica fez para escolher uma das músicas do bis. Este colunista mandou SMS #MET1... votei em "Ride the Lightning"... Hahaha!
Placar parcial do “Você Decide” que o Metallica fez para escolher uma das músicas do bis. Este colunista mandou SMS #MET1… votei em “Ride the Lightning”… Hahaha!

Vibrei com a escolha da cover de”Whiskey in the Jar”, clássico do repertório do Thin Lizzy metalizado desde o “Garage, Inc.”. Climão de garagem no estádio, superlotado por 65 mil fãs. Um público difícil de rolar no futebol brasileiro.
Tivesse votado, teria escolhido várias músicas do “Kill´em All”: “Whiplash”, “Metal Militia”, “Horsemen”, “Motorbreath”… Mas, claro, “Seek and Destroy” não podia faltar.

Resumindo, o Metallica mandou muito bem, com um show interativo, em que o público escolheu o set-list, ainda pode mandar torpedo para escolher uma das músicas do bis e alguns fãs tiveram a felicidade de anunciar três petardos e cantar no palco os backing vocals de “Creeping Death”. Banho de bola.DSC03509 (2)
Confira o set-list:

1507735_10151803133190264_127981798_n

  1. Battery
  2. Master of Puppets
  3. Welcome Home (Sanitarium) – que sequência matadora!
  4. Fuel
  5. The Unforgiven
  6. Lords of Summer
  7. Wherever I May Roam
  8. Sad But True – anunciada pelo Mário, de Porto Alegre
  9. Fade to Black
  10. … And Justice for All
  11. One
  12. For Whom the Bell Tolls (puxada pelo baixo distorcido de Trujillo)
  13. Creeping Death, anunciada pelo Thiago Moura, do Brazilian Militia, fã-clube oficial no Brasil.
  14. Nothing Else Matters, precedida por um curto solo de Kirk
  15. Enter Sandman
  16. BIS: Whiskey in the Jar, anunciada pela fã de Cascavel
  17. The Day That Never Comes
  18. Seek and Destroy, a apoteose, seguida por juras de amor, promessas de volta e farta distribuição de palhetas e baquetas.
Momento isqueiro e celular aceso, em "Nothing Else Matters".
Momento isqueiro e celular aceso, em “Nothing Else Matters”.
Anúncios

2 comentários sobre “Metallica #ByRequest @ Morumbi, São Paulo, 22/03/2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s