Dica de DVD: “Phono 73 – O Canto de um Povo”

image

Um dos capítulos do livro “1973 – O Ano que Reiventou a MPB” (leia o post anterior) é dedicado ao Phono 73, um festival produzido pela gravadora Phonogram (hoje Universal Music), só com artistas do fabuloso elenco dessa companhia, que tinha os selos Philips e Polydor: Jorge Ben, Toquinho e Vinicius, Elis, Raul, Gil, Chico, Caetano, Gal, Bethânia etc etc etc. Os anos eram de chumbo, de censura. Mas a MPB vivia um de seus melhores e mais criativos anos.

3180120Foram quatro noites de shows, entre 10 e 13 de maio de 1973, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Os shows foram gravados, ainda em 1973 saíram em 3 LPs, com o título “Phono 73 – O Canto de um Povo“, relançados em 3 CDs em 1997. Em 2005, a Universal Music lançou uma edição especial que tem como #must um DVD, com material inédito filmado (sim, filmado, em 35 mm, com seis câmeras Arriflex, de cinema, sob direção de Guga de Oliveira). São apenas 35 minutos, nem sempre a sincronia entre som e imagem existe, poucas músicas estão inteiras, mas a importância desse material é gigante. É ouro puro. Tem um belo encarte bem informativo e os 3 CDs, remixados, viraram dois, sem cortar músicas. Cortar? Ooops.

Pra começar, Jorge Ben Jor, então só Jorge Ben, monstro ao violão. O ponta de lança do samba-rock toca “Caramba!”, “Galileu da Galileia”, “Que Nega è Essa?”, “De Manhã” e “Mas Que Nada”. E passa rapidinho. Que pena, que pena.

Toquinho cabeludo e Vinicius de copo de whisky na mão cantam “Meu Pai Oxalá”.

O furacão Elis Regina canta “Cabaré” em clima de tango, depois de receber vaias

– Elis tinha sido convencida a fazer uma apresentação para os militares. Que situação.

Raul Seixas vem a seguir com um medley de rock, performance magnética.

E aí um dos momentos mais tensos. Gilberto Gil  e Chico Buarque estreiam “Cálice”, que escreveram especialmente para o festival Phono 73. Os microfones vão sendo cortados, o pessoal do MPB-4 tentava substituir os mics, Gil e Chico tentam mudar a letra, mas não adiantou. Chico ficou p da vida, inclusive com a gravadora.  Na entrevista ao crítico Tárik de Souza publicada no encarte do DVD + CD duplo, o então presidente da Phonogram, André Midani, se defende e diz que a gravadora estava junto com Chico na luta contra a censura, não teria interesse em cortar os microfones.

Ao lado do MPB-4, Chico então manda ver “Cotidiano” e “Baioque”.

Na sequência do DVD, Sérgio Sampaio bota o bloco na rua. Para André Midani, é um dos momentos de pujança das gravações.

Toda tropical, Gal Costa arrasa em “Sebastiana” – em contraponto, as imagens do ensaio, editadas junto com o show, mostram Gal tímida, de jeans e casaco de couro.

Nessa linha exuberante, Maria Bethânia canta “Rosa dos Ventos”, de Chico.

Os duetos foram estimulados pela Phonogram. Gal e Bethânia brilham em “Oração de Mãe Menininha” (Caymmi). E se beijam.

Gil marça um golaço com “Meio de Campo”, uma das preferidas aqui da Coluna de Música | Fut Pop Clube.

Jorge Ben no violão e Gil antecipam uma parceria que renderia disco em 1975, aqui num medley de “Jazz Potatoes” e “Filhos de Gandhi”, enquanto Caetano beija os pés de Ben.

Catártica a apresentação de Caetano, cantando clássicos de Gonzagão e de Dominguinhos.

Nem tudo que está no filme está nos CDs e vice-versa. Fora do DVD, mas em CD tem um dueto de Caetano e Odair José, para espanto dos que estigmatizavam a música romântica, popular. Prato cheio pra Caetano pintar e bordar.

Já pensou se todo o material estivesse no filme? Por outro lado, isso serve para valorizar ainda mais essa meia horinha de clássicos da música popular brasileira em 1973.

Outros filmes interessantes:

Anúncios

Um comentário sobre “Dica de DVD: “Phono 73 – O Canto de um Povo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s