Banda Bate Bola

Coluna de Música | Fut Pop Clube

Saiu em 2013 o CD da Banda Bate Bola, uma seleção de dez músicas da MPB boleira, a música popular que canta o futebol. Espero que seja só o primeiro da banda formada por Afonso Machado (bandolim, arranjos instrumentais), Ruy Faria (ex-MPB-4, voz e arranjos vocais), Tiago Machado (filho de Afonso; violão, cavaquinho, arranjos instrumentais) e Chico Faria (arranjos vocais; é filho de Ruy e da Cynara, do Quarteto em Cy, outro grupo vocal que gravou um belo disco com canções de Chico Buarque). A BBB (Banda Bate Bola, no caso) conta ainda com Diego Zangado na bateria e João Faria no baixo (no CD, Pretinho da Serrinha toca percussão).

http://www.ruyfaria.com/banda-bate-bola/
http://www.ruyfaria.com/banda-bate-bola/
  • E a Banda Bate Bola é uma das atrações da série de shows inspirada pelo livro do Beto Xavier, “Futebol no País da Música”, durante três fins de semana de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio. A Banda Bate Bola vai tocar no segundo fim de semana da série, 14 e 15 de fevereiro, 21h, numa noite que ainda terá Kleiton & Kledir, na tenda externa do CCBB carioca. Ingressos a 10 reais (5 a meia).

Já que canções que falam de futebol são uma das paixões da Coluna de Música e do Fut Pop Clube, vamos fazer um faixa a faixa do CD Banda Bate Bola.

  1. 1480567_651626698222378_1050559672_nUm a Zero“, o chorinho clássico de Pixinguinha e Benedito Lacerda, aqui na versão com a bela letra de Nelson Angelo. Ouça no site da BBB.
  2. Linha de Passe“, samba de João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emídio. Uma versão instrumental dessa música serve de tema da mesa redonda  que também tem esse nome, na ESPN Brasil.  Ouça no site da BBB.
  3. “O Futebol”, golaço de Chico Buarque dedicado a seus ídolos Mané Garrincha, Didi, Pelé, Pagão (especialmente) e Canhoteiro.
  4.  “Se Liga Mané” é uma parceria de Afonso Machado com Luiz Moura.
  5. “Incompatibilidade de Gênios”, também de João Bosco e Aldir Blanc.
  6. “Aqui é o País do Futebol”, samba de Milton Nascimento e Fernando Brant, clássico da MPB boleira. As vozes da Banda Bate Bola ganham o reforço de Chico Buarque.
  7. Que bonito é ouvir também a versão cantada de “Na Cadência do Samba (Que Bonito É)” – tema do Canal 100 – com os versos que incrementavam o clima de festa no futebol discotèque transmitido pela equipe de Osmar Santos na rádio Globo de São Paulo, no final dos anos 70.  Aqui, a Banda Bate Bola conta com as vozes tricolores de Chico Buarque e Carlinhos Vergueiro – parceiros da galera no Politheama, time de pelada de Chico, camisa 9 – como Pagão.
  8. É do mesmo Carlinhos Vergueiro a nostálgica “Monalisa”. Boa nostalgia. Coautor com Paulo César Feital, Carlinhos Vergueiro também canta nessa.
  9. Sucesso com Jackson do Pandeiro, regravada por Paralamas e Mestre Ambrósio, “Um a Um” (composta por Edgar Ferreira) arrasta pro forró.
  10. Nessa linha,”Isso Aqui Tá Bom Demais” encerra o disco em clima de festa – provavelmente uma homenagem a Dominguinhos, que foi tocar sua sanfona lá em cima.

Um CD muito legal pra quem gosta de cantar junto! E rende trilha sonora para uma festa das boas.

Links úteis:

Posts relacionados:

  1. Clique aqui para ler a programação completa da série “Futebol no País da Música”, no CCBB do Rio.
  2. Entrevista com Beto Xavier na época do lançamento do livro “Futebol no País da Música”.
  3. Futebol em 11 Ritmos: aqui no blog, Beto Xavier escolheu uma música de futebol para 11 ritmos diferentes, do rock ao rap.
  4. Não posso deixar de mencionar o interessante CD de outro vocalista, o Pedro Lima, “Futebol Musical Brasileiro Social Clube”, lançados Copas atrás, com repertório semelhante. A dica é: ouça os dois!
Anúncios

Um comentário sobre “Banda Bate Bola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s