Iron Maiden | Maiden England´88 (DVD)

maiden england ´88Termina nesta terça-feira (24/09/13), em Curitiba, a ‘perna’ brasileira da turnê Maiden England, depois do ótimo show de São Paulo (apesar do som fraco, sem volume), e da consagração, no tricampeonato do Iron no Rock in Rio (1985, 2001 e 2013). Bom motivo pra ver e/ou rever o DVD Maiden England´88, que chegou às lojas meses antes dessa passagem da Donzela de Ferro. O DVD duplo contém todo o show da Seventh Tour of a Seventh Tour, em Birmingham, em novembro de 1988. O material tinha sido lançado em VHS (!) em 1989, com direção e edição do “capitão do time”, o baixista Steve Harris. Agora, na edição em DVD, tem 3 faixas extras. E que bonus tracks! “Run to the Hills”, “Running Free” e “Sanctuary” – clássicos da discografia e dos catárticos shows da banda inglesa. Das 18 músicas do concerto de 1988, 11 rolaram nos shows de Sampa e Rio, na turnê de 2013, como a abertura “Moonchild”, “The Prisoner” e a épica “Seventh Son of a Seventh Son”. O DVD é uma oportunidade de ver e ouvir coisas do”Piece of Mind” que não costumam rolar muito ao vivo: “Still Life” e “Die With Your Boots”. Tem uma ótima versão de “Killers”, pra variar, e o blues progressivo “Infinite Dreams”, da era 7th Son, uma das ausências da turnê atual.

O segundo disco do DVD vem com a terceira parte do documentário “The History of Iron Maiden”, com duração de 40 minutos e muitas curiosidades sobre o período dos álbuns “Somewhere in Time” e “Seventh Son of A Seventh Son”. O empresário da banda, Rod Smallwood comenta que nenhum show do “Somewhere On Tour” foi filmado na íntegra – o que é uma lástima – mas há trechos de vários concertos dessa turnê. Quem sabe, um dia, esses vídeos sejam reunidos e vejam a luz do dia.

O melhor está quase que escondido nos extras desse disco 2: é o valioso documentário “12 Wasted Years“, de 1987, que foi lançado em VHS (inclusive no Brasil) e há um bom tempo estava fora de catálogo. O doc, dirigido por Julian Caidan, entrevista quase todos os que se envolveram no crescimento, consolidação e explosão do Iron Maiden, desde os tempos em que a banda tocava em pubs por apenas algumas libras. E tem cada preciosidade para o fã do Maiden, rapaz… vídeos amadores e filmes P&B com o vocalista Paul Di´Anno, a histórica apresentação de “Running Free” no programa Top of the Pops  da BBC-TV (sem playback)… Um trechinho da banda anterior de Adrian Smith, Urchin, bem mais melódica. E a estreia de Bruce Dickinson ao Iron – depois de algumas vaias, o cara ‘chegou chegando’, no primeiro LP, “The Number of the Beast“, e na turnê – registrada em película, “The Beast on the Road”, que ajuda a valorizar ainda mais “12 Wasted Years” e o DVD “Maiden England ´88”. Que ainda tem os clips dos singles “Wasted Years”, “Stranger in a Strange Land”, “Can I Play With Madness”, “The Evil That Men Do” e “The Clairvoyant” – quase todos bem rodados na TV e coletâneas anteriores, mas OK ter como bonus tracks aqui.

Sem dúvida, só o show da Seventh Tour e o documentário “12 Wasted Years” já valeriam ver, rever e guardar este DVD. O restante é lucro.

Abaixo, confira o comercial do DVD duplo.

Anúncios

2 comentários sobre “Iron Maiden | Maiden England´88 (DVD)

    1. Sem dúvida! E conhecendo a estrutura do Rock in Rio, tenho certeza que teve um som muito, mas muito melhor do que o de São Paulo.
      Não adianta. O Medina sabe fazer isso. E até a escalação tem melhorado bastante. Lógico que ainda tem alguns dias sem um pingo de rock, mas o jeito é deixar isso pra lá e aproveitar o que o RiR oferece de bom. Que é muita coisa, como os encontros do Palco Sunset.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s