Black Sabbath dois mil e 13. Atual como em 1970.

13UMGIM43593.170x170-75 (2)

Is this the end of the beginning or the beginning of the end?

999243_394663027321729_785078305_nBirmingham, 1970. O quarteto lança “Black Sabbath” num ano em que as bombas explodem no Vietnã. Espanha e Portugal vivem sob ditadores, os Beatles e o sonho tinham acabado. O Brasil, sob o AI-5, vivia seus piores anos de chumbo, com o linha dura Emilio Garrastazu Médici na presidência.  No finzinho de 1970, o segundo álbum, “Paranoid”, foi #1 nas paradas britânicas. Quarenta e três anos depois, um álbum da banda volta a liderar as paradas em casa.

2013. Um ano em que o bicho pega na Síria, em que Turquia e Brasil vão para as ruas, em que jogo de Copa Libertadores termina com morte de um torcedor de 14 anos, varado por um sinalizador, em que israelenses e palestinos continuam se estranhando, em que se mata porque a vítima do assalto não tem mais do que 30 reais, em que não se pode nem participar de uma Maratona em paz… O Black Sabbath volta a fazer a trilha sonora ideal para esse mundo, que é heavy metal desde criancinha. E sempre será.

Soturno. Pesado. Sombrio. É cedo ainda para avaliar o impacto de “13” na discografia do Sabbath. Mas é um álbum muito bom, talvez como não se ouvia desde a era Ronnie James Dio, nos 80 (também gosto muito do “Born Again”, com Ian Gillan no vocal (leia o texto “Purple Sabbath”). Na base de um grande riff por música. Iommi – o guitarrista que consolidou a levada pesada do metal – sola como há muito não se via. O inconfundível baixo de Geezer Butler. No vocal, um homem apelidado de Príncipe das Trevas. Ozzy Osbourne.
Tomara que rolem várias músicas de “13” nos shows do Sabbath no Brasil: dias 9, 11, 13 e 15 de outubro (POA, Sampa,Rio e BH).

Abaixo, vídeo de “End of the Beginning” em cenário do episódio final da temporada 13 do seriado “CSI”.


Veja o clip oficial da sabbathica “God is Dead?” (primeiro single de “13”), dirigido por Peter Joseph.

4 comentários sobre “Black Sabbath dois mil e 13. Atual como em 1970.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s