CD single: “Smells Like Teen Spirit”

Smells Like Teen Spirit
Como lembrou The Grunge Scene, o discão “Nevermind” chegou ao nº1 da “Billboard” em 11 de janeiro do glorioso ano de 1992 – pouco mais de três meses depois do lançamento. Bom motivo para ouvir de novo aquele saboroso mix de punk, hardcore, alt rock, indie, metal, new wave, barulho/silêncio/barulho resumida na primeira música, “Smells Like Teen Spirit”, também o primeiro single, de 10/09/1991.

O meu CD single tem como “B´sides” “Even In His Youth” e “Aneurysm”, que aparece como faixas extras da edição de 20º aniversário de “Nevermind”, um CD duplo. Outras “bonus tracks” são os lados B dos singles do discão: “Curmudgeon”, “D-7” na BBC, mais versões ao vivo de “Been a Son”, “School”, “Drain You”, “Sliver” e “Polly”. Só sonzeira.

MI0001996061Essa edição “Nevermind 20” tem oito preciosidades, de sessões nos Smart Studios, em abril de 1990 (ainda com Chad Channing na bateria – Dave Grohl entrou em dezembro de 1990). São gravações inéditas até 2011 de “In Bloom”, “Immodium” (“Breed”), “Lithium”, “Polly”, “Pay to Play” – embrião do hardcore “Stay Away” – você mentalmente imagina o Krist Novoselic tocando com o baixo largadão lá embaixo -, “Here She Comes Now” (cover do Velvet Underground que o Nirvana gravou também num split single com os Melvins), “Dive” e “Sappy”. Era o Nirvana em estado bruto, antes da lapidação de Butch Vig. Incrível que esse material – “The Smart Studio Sessions” tenha ficado 20 anos escondido!

Ainda nos extras, ensaios de oito músicas no Boombox que valem mais como registro histórico, por causa da má qualidade de captação.

Pra completar, mais 2 versões de “Drain You” e “Something in the Way”, nas famosas BBC Sessions, nos programas de John Peel e Mark Goodier, respectivamente. E o “Nevermind”, que já era um disco espetacular, com uma música boa atrás da outra, ficou ainda melhor!

O Hollywood Rock 1993 – responsável pelas únicas duas apresentações do Nirvana no Brasil – estava muito, muito perto. O festival que agitava São Paulo e Rio no verão trouxe uma banda na crista da onda. Voltarei ao assunto.

  • Leia também
  1. Pitacos sobre DVD da série Classic Albums | Nevermind
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s