Jazz Sinfônica + Moraes Moreira, Auditório Ibirapuera, 26/10/2012. Clássico Popular + Popular Clássico.


Quando você gosta de uma banda, de um cantor, de um músico, é mais ou menos como a relação com o time de coração: você não vai a um jogo só do seu time e se conforma. Você quer ir ao máximo de jogos. O Moraes Moreira virou esse tipo de músico pra mim. Tem show, tá na área? Quero ver!
O desta noite foi um maravilhoso concerto como convidado da Jazz Sinfônica, que faz a série “Jazz +”, no Auditório Ibirapuera.
No começo do programa, três músicas só com a orquestra, valorizando a ‘prata da casa’ -ou seja, um músico da Jazz Sinfônica compõe, faz o arranjo ou o solo. Depois de “Festa em Nevoeiro”, de Rodrigo Morte, a Jazz tocou “Choro Negro”, de Paulinho da Viola, num arranjo de Nelson Ayres, como solo de flauta (Cássia Carrascoza) e clarinete (Michael Moraes). E um medley de “Lamento Sertanejo” (Gil/Dominguinhos) e “Feira de Mangaio” (Sivuca e Gloria Gadelha), com arranjo do próprio regente da Jazz, Fábio Prado.

Calça e cabeleira coloridas, o eterno novo baiano entrou no palco em seguida, e com a Jazz Sinfônica, mostrou três canções do último – último não, “mais recente”- disco, “A Revolta dos Ritmos” (Biscoito Fino). Os Novos Baianos começaram a ser lembrados com um arranjo de Ruriá Duprat para “Acabou Chorare”.

“Ditos Eruditos”, de Moraes, num lindo arranjo de Cyro Pereira (1929-2011), tem um monte de citações: como o Bolero de Ravel e Paganini.

“Brasil Pandeiro”, de Assis Valente, que virou marca registrada dos Novos Baianos, é o motivo para explicar a importância de João Gilberto para essa banda.

Em populares clássicos como “Preta Pretinha” e o eletrizante medley de “Pombo Correio” e “Festa do Interior”, o show foi da Jazz Sinfônica + Moraes Moreira + o coro da plateia do Auditório Ibirapuera. Impossível não acompanhar.

A noite que juntou o clássico popular e o popular clássico, como disse Moraes, terminou com uma homenagem a Luiz Gonzaga (“Asa Branca”) e um bis de “Ditos Eruditos”. Bravo!
Jazz + Moraes foi 10!
Confira o repertório completo dentro do post.

  • JAZZ SINFÔNICA
  1. Festa em Nevoeiro
  2. Choro Negro
  3. Lamento Sertanejo/Feira de Mangaio
  • JAZZ SINFÔNICA + MORAES MOREIRA
  1. Cuidado Moreira
  2. Feito Jorge Ser Amado
  3. Brasileira Academia
  4. Acabou Chorare
  5. Ditos Eruditos
  6. Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira
  7. Brasil Pandeiro
  8. Preta Pretinha
  9. Coisa Acesa
  10. Pombo Correio/Festa do Interior
  11. Vassourinhas
  12. Asa Branca

BIS

  • Ditos Eruditos
Anúncios

6 comentários sobre “Jazz Sinfônica + Moraes Moreira, Auditório Ibirapuera, 26/10/2012. Clássico Popular + Popular Clássico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s