“Tropicália – o filme”

http://www.TropicaliaOFilme.com.br

Aperto o botão CURTIR para “Tropicália – o filme”, que estreou nesta sexta (14 de setembro) nos cinemas brasileiros. Na política, os anos eram de chumbo. A barra pesou. Mas fico imaginando o privilégio dos jovens brasileiros que tiveram a oportunidade de participar da explosão cultural do fim dos anos 60, de curtir o tropicalismo ‘in loco’ – mesmo que muitos tenham torcido o nariz e até vaiado o movimento na hora, como mostra o documentário de Marcelo Machado. Sem dúvida, na cultura eram tempos muito, muito mais ricos que os “tchus” e “tchás” de hoje.

E ainda bem que o olhar eletrônico de Marcelo Machado valoriza… extrai o máximo do valioso material de arquivo (pesquisa: Antônio Venâncio, ouro puro). O que são as imagens do festival da Ilha de Wight? No plano fechado, um bando de loucos no palco. No plano aberto, uma multidão de loucos… Foram excelentes as soluções que direção, roteiro e montagem encontraram para aproveitar as fotos, os filmes e programas de TV da época… acompanhados em grande parte do ‘doc’ pela voz dos entrevistados… muitos deles só mostram suas carinhas de hoje no fim do filme. Boa sacada essa de gravar com Gil, Caetano e os irmãos Baptista (dos Mutantes) em sala de projeção, captando as reações e comentários dos personagens do tropicalismo ao rever as imagens da época. E Tom Zé arrasa, na sua loucura mais lúcida!

Enfim, um filme para ver, rever (é relativamente curto, cerca de 90 minutos, que passam voando) e ter em casa, quando sair em vídeo. Brilhante destaque de uma excelente safra de documentários que ajudam a contar a história da jovem música no Brasil, que listo dentro do post.

Vale o clique:

Anúncios

Um comentário sobre ““Tropicália – o filme”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s