30 anos da Rádio Fluminense FM

image
Acervo da rádio, na expo Maldita 3.0


A seção Flyer informa: este domingo dos pais é o último dia para curtir a exposição Maldita 3.0, homenagem à Rádio Fluminense, que entrou no ar em 1982. A mostra está no belo Centro Cultural Correios RJ, que fica ao lado do CCBB, no centro do Rio.
O som vinha lá de Niterói, mas influenciou o rock no Brasil todo, contribuindo decisivamente para lançar nomes como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Plebe Rude, Stress, o já saudoso Celso Blues Boy etc etc etc… apresentar a muitos ouvintes bandas como U2, Smiths, Cure, Dire Straits, Police, Metallica, Megadeth, Anthrax, Slayer, Venom ou mesmo Led, Sabbath, Purple, Stones, Beatles, Who, Thin Lizzy, Van Halen, Iron, Motörhead, Clash, Pistols. A expo termina, mas a ideia dos organizadores é manter a memória da rádio viva no site http://www.maldita30.com/.

Do site do Centro Cultural dos Correios:
Maldita 3.0
A exposição comemora os 30 anos da Rádio Fluminense FM e mostra ao público um valioso material histórico do período.

Formada exclusivamente por uma programação “rock and roll” e com um time de locutoras à frente dos microfones, numa atitude até então ousada para o dial brasileiro, a Rádio Fluminense FM – apelidada pelos seus criadores de “Maldita” – entrou no ar oficialmente no ano de 1982. Em seus primeiros anos de funcionamento, a Fluminense teve como missão dar voz à geração de 1980. Bandas como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Barão Vermelho, Kid Abelha, Lobão, Plebe Rude e tantos outros grupos independentes, mostraram seus primeiros trabalhos nos estúdios da Rádio.

A Exposição “Maldita 3.0” não só celebra a data histórica dos 30 anos com seus ouvintes, mas também presta uma homenagem a todos aqueles profissionais que ajudaram na sua construção, ao longo dos anos de funcionamento da Rádio, bem como agradece a todos os produtores culturais e transgressores que estiveram ligados à Maldita, mesmo indiretamente, mas que ajudaram na realização de um grande sonho.

A mostra pretende aproximar o visitante do universo da Maldita, apresentando painéis com bate-papos entre ex-integrantes, jornalistas e produtores culturais, além de todo o acervo da Rádio, como fotos, objetos, documentos, livros, gravações de entrevistas, prêmios, discos promocionais e filmes. O público vai poder ver a remontagem do primeiro estúdio da Rádio, com equipamentos originais da época, e a exibição do curta-metragem “A Maldita”.

A exposição reúne fotos inéditas, tiradas ao longo dos anos de funcionamento da Rádio, e uma série de fotos da primeira edição do festival Rock in Rio, pertencentes ao acervo do Festival. Entre os objetos expostos e autografados exclusivamente para a Rádio por bandas, estão guitarras de Oasis, Echo and The Bunnymen, da Legião Urbana, da Plebe Rude; a bateria de Foo Fighters; o violão da cantora Cássia Eller e skate do Beastie Boys autografado pelos seus integrantes, incluindo o falecido MCA.

Serviço:

Exposição: “Maldita 3.0”
Visitação: 12 de julho a 12 de agosto de 2012 – ter a dom, das 12 às 19h – GRÁTIS
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – centro do Rio) –

Tel.: (21) 2253-1580
Realização: Centro Cultural Correios
Curadoria e produção: Alessandro ALRimage

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s