Primal Scream | Screamadelica Live, em Blu-Ray e DVD

26 de novembro de 2010. No Olympia Grand Hall de Londres, o Primal Scream toca ao vivo pela primeira vez na íntegra o discão “Screamadelica“. Bobby Gillepsie, Andrew Innes, Mani, Martin Duffy, Darrim Mooney e Barrie Cadogan contam ainda com Mary Pearce (excelente backing vocalista), James Hunt (sax/flauta), Simon Finch e Nicol Thomson (metais) e um coral gospel.

Showzaço de abertura da turnê que comemorou os 20 anos de lançamento de “Screamadelica” – e que passou pelo Brasil, sem a mesma produção, em 2011 (eu vi em Sampa – confira os meus pitacos). O concerto de Londres está dispónível em DVD e Blu-Ray. A minha edição é um 2 disc-set (1 Blu-Ray + 1 CD), editado no Brasil pela ST2. Tem o show “Screamadelica Live” todo, mais um eletrizante ‘rock´n´roll set’ e o documentário da excelente série Classic Albums em vídeo, mais um CD só com com as músicas do “Screamadelica” ao vivo no Olympia Grand Hall londrino. Valeu muito a pena!

A parte “Screamadelica” do show começa como o disco de 1991: “Movin´On Up”, “Slip Inside This House” e “Don´t Fight It, Fall It” – três golaços do Primal Scream, um hat-trick, um triplete. A vocalista de apoio (e que apoio) Mary Pearce arrasa em “Don´t Fight It, Fall It”, a favorita da Coluna. Perfeito mix entre a guitarra e o clima de rave que o Primal Scream sintonizou com seus produtores, em 91. Depois, a “stoneana” e emotiva “Damaged” – no fim dessa balada, aparece uma moça enxugando as lágrimas. Em seguida, “I´m Coming Down”, em grande forma. Mais balada cheia de alma: “Shine Like Stars”. “Inner Flight” tem coral gospel e flauta.

“Higher Than The Sun” parece etérea até entrar um batidão trip  hop. Mais um golaço do Primal Scream.

Ponto alto do show: “Loaded”, o primeiro dos quatro singles do disco homenageado. O sample da voz de Henry Fonda já provoca um frisson na plateia do Olympia Grand Hall. Tem uns corinhos “Woo woo” bem ‘stoneanos’ + coral gospel, slide guitar + piano + metais. Clássico!  Confira no vídeo abaixo.

O tributo ao discão “Screamadelica” termina com “Come Together” e mais um show da Mary Pearce. Com esse álbum, os escoceses deixaram de tocar para 200 pessoas e criaram um marco, mixando rock carregado de guitarras e música para dançar nas pistas. Mas o Primal Scream não para por aí. Manda um ‘rock´n´roll set’ com alguns dos seus hits mais pesados:

  • Accelerator
  • Country Girl
  • Jailbird
  • Burning Wheel
  • Suicide Bomb
  • Shoot Speed/Kill Light
  • Swastika Eyes
  • Rocks

Tantos clássicos! Todos presentes nos extras desta edição dupla do Blu-Ray. Que raiva que esse bis com ‘bonus tracks’ foi bem menor no show de São Paulo!!!

SP, 24/09/11

O set duplo lançado pela ST2 no Brasil ainda tem o documentário da série Classic Albums. Integrantes originais da banda, produtores, a backing vocalista Denise Johnson e convidados falam de “Screamadelica“, praticamente dissecado faixa a faixa. Sempre interessante e cheio de informações.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s