Are you ready to rock? Novo DVD do velho e bom Thin Lizzy!

imageVolto à banda que é um dos cavalos de batalha aqui da Coluna de Música: o Thin Lizzy, clássica banda irlandesa dos 70 e 80 liderada pelo baixista, cantor e compositor (nascido na Inglaterra) Phil Lynott (1949-1986). E por que gosto sempre de ressaltar a importância do Lizzy? Embora tenha gravado seus primeiros discos como trio, quando virou quarteto o grupo irlandês acabou consolidando (junto com o Judas Priest) o formato de duas guitarras gêmeas, de tantas bandas de heavy metal e rock pesado. Iron Maiden (“Massacre), Metallica “(Whiskey in the Jar”), Smashing Pumpkins (“Dancing in the Moonlight”). Bon Jovi (“The Boys are Back in Town”). Essa listinha de bandas que regravaram sons do Lizzy ajuda a ressaltar a influência de Lynott e companhia realmente ilimitada (tantos guitarristas passaram pelo grupo: Eric Bell, Gary Moore, Brian Robertson, que depois tocaria no Motörhead, Scott Gorham, John Sykes).

Com o Thin Lizzy, Lynnot gravou inúmeros rocks bem pesados, de riffs poderosos, mas com groove, e também muitas baladas. A banda era famosa por suas perfomances ao vivo. E o líder da banda tinha um estilão, tanto de tocar baixo e cantar, como de se vestir, não se pode negar. E tem tudo isso no DVD “Live at the National Stadium – Dublin”, repleto de extras, lançado inclusive no Brasil pela Universal Music.
A começar pela parte ao vivo, mesmo, “On Stage at the Stadium”, captada em Dublin durante a turnê do discão “Fighting”, em 1975, e transmitida em 1976 pela televisão irlandesa (RTE), em 2 partes, aqui reunidas. E o Thin Lizzy entra no National Stadium arrebentando, com “Fightin on My Way Back” – excelente uso do pedal wah-wah. Do álbum de 1975, também estão no vídeo do show “Wild One” (dá-lhe guitarras gêmeas!), a balada “For Those Who Love to Live”, “Suicide” e o sucesso “Rosalie”, cover de Bob Seger. E mais cinco sons, fechando com a clássica balada “Still in Love with You”. “Showdown” é mais uma aula de wah-wah.

E os extras do DVD são tão ou mais interessantes. O mais longo é o documentário “Renegade: The Philip Lynott Story”, baseado numa entrevista conduzida por David Hefferman. Lynott fala por exemplo da origem do nome da banda (e tem algo a ver com a capa de um disco clássico dos Bluesbreakers de John Mayall!). No meio do doc, não faltam superclássicos da banda: “Whiskey in the Jar” (trecho), a marca registrada “The Boys Are Back in Town”, “Waiting for an Alibi”, os rockões”Killer on the Loose” e “Are You Ready” e a linda balada “Dear Miss Lonely Heart”. Ah, tem também um vídeo de “King´s Call”, com Phil e Mark Knopfler (o craque do Dire Straits). É uma homenagem a Elvis de “Solo in Soho”, disco-solo de Phil Lynott.

Outro extra é o documentário “The Sun Goes Down: Farewell Irish Tour”, making-of dos bastidores da última turnê do Lizzy pela Irlanda. Numa das guitarras, estava John Sykes (que teria uma passagem meio relâmpago pelo Whitesnake, felizmente a tempo de tocar com David Coverdale no primeiro Rock in Rio, em 1985 – showzaço!). Destaque para o peso de “Are Your Ready” (trecho, ao vivo em Belfast) “Cold Sweat” e para a balada que dá o nome ao doc, “The Sun Goes Down” (captada em Dublin) – tocava bastante na mais do que saudosa Fluminense FM, a Maldita, espalhando rock do bom de Niterói para o Rio e -podemos dizer – todo o Brasil.

Como “bonus features”, duas apresentações do Thin Lizzy no programa 6/5 Live, da irlandesa RTE (aliás, viva a TV irlandesa, God Save RTE, por esse material todo!) : “Are You Ready” e “Whiskey in the Jar”. E outro clip promocional: “Old Town”.

Ficou com vontade de ver o DVD, não? Então sinta o gostinho neste trailer:


Antes que você vá correndo à loja do shopping ou seu site preferido de DVDs e CDs, gostaria de fazer alguns agradecimentos e homenagens a veículos e profissionais de comunicação.

À Rádio Fluminense FM  (aliás, 2012 marca os 30 anos da Maldita), o diretor Luiz Antônio Mello, um dos produtores, Paulo Sisinno (que fazia o programa “Guitarras para o Povo”, depois só “Guitarras”, entre outros), e seu time de locutoras!

À revista “Metal”, que na sua melhor fase também foi conduzida por Sisinno.

Ao Leopoldo Rey e demais jornalistas e colaboradores da equipe de Maurício Kubrusly nas publicações da “SomTrês”, como o “Livro Negro do Rock”, uma enciclopédia de hard e heavy em 4 edições, com centenas de verbetes sobre bandas.

A vocês todos e muitos outros batalhadores da mídia rock nos anos 80 (verdadeiros heróis, num tempo sem internet), muito obrigado por me apresentarem o som do Thin Lizzy e de tantas outras bandas legais, como Iron Maiden, Metallica, Van Halen, Beatles, Rolling Stones etc etc etc.

Valeu! Long live rock´n´roll.


5 comentários sobre “Are you ready to rock? Novo DVD do velho e bom Thin Lizzy!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s