Jorge Ben Jor, Circo Voador, Rio, 25/02/2012


“E novamente ele chegou com inspiração/Com muito amor, com emoção, com explosão e gol/Sacudindo a torcida”. Aos “trinta e três minutos” do segundo tempo do verão 2012, Jorge Ben Jor tabelou com sua celestial Banda do Zé Prestinho e começou um show de anjo, um verdadeiro show de placa no Circo Voador. Aliás, foram dois concertos em noites consecutivas. Fui ao de sábado, quer dizer, madrugada de domingo. Ben Jor e  aBanda do Zé Pretinho (Zé Zé) deram um showzaço aço aço para um mais do que o florido, “crowdeado” (e suado!) Circo Voador.
Em cerca de 2 horas e 40 minutos de espetáculo, Jorge Benjor levou sambalanços de quase 50 anos de carreira! Desde “Mas Que Nada”, do clássico “Samba Esquema Novo”, 1963 (!), até “Mexe Mexe” e “Funk Astrid”, do “Reactivus amor est (Turba Philosophorum), de 2004.
E mais, muito mais: “A Banda do Zé Pretinho”, “Salve Simpatia”, “Que Pena”, “Bebete Vãobora”, “Zazueira”, “Engenho de Dentro”, “Os Alquimistas estão Chegando”, “Santa Clara Clareou”, “Alcohol” etc etc etc…
Para um aficcionado por músicas de futebol como eu, o ponto alto do show de sábado/domingo foi o finalzinho da primeira parte. Ben Jor “envenenou” sua guitarra numa edição de “Ponta de Lança Africano (Umbarauma)” quase tão pesada (ooops! brincadeirinha, Max!) quanto a cover do Soulfly (que aliás, tocou neste domingo, 26 de fevereiro, no mesmo Circo Voador). Essa melô do homem-gol foi emendada com o gol de anjo da MPB boleira: “Fio Maravilha”, que completa 40 anos neste 2012 (leia post anterior) e inspira o começo deste post. Dupla de ataque infernal!
No bis, quase só superclássicos: o climão de “Jorge da Capadócia”… “País Tropical” + “Spyro Gira”…
Uma cover? “Do Leme ao Pontal”, balanço do “síndico” Tim Maia, colada com o hit “W Brasil”, mais sambas-enredos da Mangueira, do Salgueiro… e a apoteose, com “Taj Mahal”.
Jorge “cantou” suas musas: Magnólia, Ive Brussel, Bebete, Teresa, Astrid… e todas as belas meninas que subiram ao palco durante a melô da “Gostosa”, para dançar – e tirar muitas fotos! – com o camisa 10 do samba-rock. Divertido!
Aliás, não é só samba-rock ou sambalanço, não. Graças aos músicos da Banda do Zé Pretinho, o show tem boas doses de funk também.
Jorge Ben Jor, Circo Voador, 25/02/2012, já está na minha lista de shows do ano.

  • Próximo show: 9 de março. Via Funchal. São Paulo. Oba!
  • E vem aí o programa/CD/DVD “Luau MTV” com Ben Jor!

6 comentários sobre “Jorge Ben Jor, Circo Voador, Rio, 25/02/2012

  1. Realmente o show de Jorge mais uma vez surpreendeu , estive lá no sabado também e sai extasiada. Jorge é o rei do samba-rock não tem pra ninguem.
    Salve Simpatia !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s