“Purple” Sabbath

Publicado em 29/11/2011
Ao ouvir a entrevista de Ian Gillan ao programa nº 50 do  “Wikimetal” (enciclopédia de heavy metal em podcast), me lembrei com prazer do “Born Again“. Um disco de 1983, tempo de LP de vinil, gravado pelo Black Sabbath com Ian Gillan no vocal. Foi após a primeira saída de Ronnie James Dio do Sabbath – e pouco antes da esperada volta de Gillan ao Deep Purple, a partir do discaço “Perfect Strangers”. O título do post é uma referência ao apelido desse período do grupo fundador do heavy metal com Gillan no vocal: Purple Sabbath!

Não é todo mundo que gosta de “Born Again“. O próprio Tony Iommi fazia ressalvas. Talvez a produção deixe a desejar, tem “cara” de fita demo. Mas as músicas… são sensacionais! Pra mim, a mistura funcionou muito bem e os berros de Gillan, “Silver Voice”, se casaram bem demais com o soturno sonzão sabbáthico. “Trashed” rolou direto em programas especializados… “Disturbing the Priest”… “Zero the Hero”… “Digital Bitch”… “Born Again”… “Hot Line”… “Keep it Warm”. Só música boa. E como mostra o “Wikimetal”, essa parceria Gillan/Iommi não acabou em 1983/1984 (ouça o programa aqui).Na época, meu mano e eu compramos “Born Again” para dar de presente. Mas ouvimos antes e resolvemos ficar com o disco pra gente mesmo!

Ouça trechos: http://www.black-sabbath.com/discog/bornagain.html

8 comentários sobre ““Purple” Sabbath

  1. João, eu adoro o Born Again, esse foi daqueles de ficar na fila da loja, esperando chegar 🙂
    Aliás, comprei este álbum justamente na loja do Preguinho, da qual falamos no Rock Flu que está no ar, em que entrevistamos o Beto, fotógrafo, irmão do Ronaldo, o dono da loja de discos, ambos ‘Preguinho’.
    Discaço, aço, aço!
    Eu sabia todas as faixas de cor, aliás… e, agora tou me lembrando até bem, aqui, de Trashed eheh… se minha voz fosse melhor, acho que dava pra pensar até em montar uma banda cover…
    I was at Brands Hatch in my imaaagination… ahah SENSACIONAL, Parabéns pelo post, muita gente torce o nariz pra esse álbum, injustamente! Um clássico!
    Abs,

    1. Tou sabendo sim, até o Nicko McBrain tá na parada né. Maneiro.
      2012 tá prometendo ser um ano antológico pro Rock.
      Van Halen na ativa, Black Sabbath de volta, AC/DC provavelmente com álbum novo…
      É torcer pra tal da profecia maia furar né 🙂
      Abração

Deixe um comentário

