T4F Entretenimento | Foto: Rafael Koch Rossi

Cheguei cedo para ver o bom show de abertura da banda punk californiana X, lembrada com carinho por Eddie Vedder nos shows do Morumbi. O cinquentão estádio do São Paulo Futebol Clube encheu para ver o segundo concerto do Pearl Jam na turnê brasileira. Sold out. O quinteto e o tecladista Boom Gaspar entraram botando para quebrar com uma sequência de sonzeiras: “Go”, “Do the Evolution”, uma das favoritas da casa, “Severed Hand”, “Hail Hail” e “Got Some”. Pena que o som não estava muito legal, pelo menos da arquibancada azul, onde fiquei. A impressão é que se o sistema de som funcionou nas músicas mais calmas, não comportou as mais pauleiras.

T4F Entretenimento | Fotos: Rafael Koch Rossi

Mas o setlist deste show de sexta-feira foi melhor ainda do que o repertório da véspera (veja post anterior). Se incluísse também “Rockin´in the Free World”, de Neil Young, e “I Believe in Miracles”, dos Ramones, então, seria simplesmente perfeito! Mas o simpático Eddie Vedder (arranhando um portuinglês, com ajuda de uma cola) deu um jeitinho de citar a deliciosa “I Wanna Be Your Boyfriend” no finalzinho de “Betterman”. Hey little girl/I wanna be your boyfriend… Ramones forever, amigo Eddie! Teve “Not For You”, emendada com a citação de “Modern Girl”, do trio Sleater-Kinney. Teve “Even Flow”, parafraseando Gastão Moreira nos tempos de MTV, outra das favoritas da casa, arrasa-quarteirão como sempre. Teve “Black”, linda como nunca. Esperava que o Morumbi “viesse abaixo” com “Last Kiss“, mas a intensidade do sacolejo nas velhas arquibancadas, outras canções balançaram mais as estruturas do Morumbi, como “Once”. Rolou “State of Love and Trust”! Mais uma das favoritas da casa, prejudicada pelo som meia boca. A nova “Olé”, também tocada na quinta-feira. E para delírio dos fãs, “Jeremy”, ausente do show da véspera. Enfim, no segundo bis, “Last Kiss”. Sucesso! “Spin the Black Circle”! Duca! Depois da sensacional “Alive”, a cover de “Baba O´Riley”, do The Who! Classe! Apesar do som um tanto estranho. Pra fechar, “Yellow Ledbetter”. Para dar boa noite a quase setenta mil fãs, que vão em paz tentar procurar um táxi, a van fretada ou o carro deixado com os flanelinhas… Confira o setlist deste segundo show:

Setlist do PEARL JAM

Morumbi, São Paulo 05/11/2011

Encore 1

Encore 2

Fonte: site oficial do Pearl Jam Leia também:

Próximos shows:

  • domingo, 6/11, Apoteose, no Rio. 
  • 9/11 em Curitiba.
  • E no cabalístico 11/11/11, Porto Alegre!
FLYER Pearl Jam
Flyer dos shows de 2011

42 comentários sobre “Pearl Jam, Morumbi, São Paulo, 04/11/2011. Aula de rock!

  1. Cara você traduziu um pouco do que senti, não pude ir na sexta, o que fez meu coração doer, mas chorei muito na quinta, pulei muito, cantei muito, gritei muito, o Pearl Jam é muito cara. Pearl jam Forever.

  2. Também estive lá, no show de sexta-feira, matando a saudade de 2005. Pearl Jam é sensacional, dispensa efeitos visuais e qualquer tipo de produção. É a banda no palco, a simpatia de Eddie Vedder e a garantia de um show espetacular, em ALIVE chorei…gritei…lavei a alma….compensou todos os empurrões, cotoveladas, banho de cerveja e tudo mais…Noite perfeita… e na despedida, um gostinho de quero mais, já batendo aquela saudade….volta logo, em breve!!!!

  3. opa, saí de Divinópolis – MG pra ver (de novo) o show em Sampa. O set list estava perfeito, e como eu estava colado no palco, não vi o som fraco que foi falado. Sempre me emociono com as clássicas, como Black, Better man, Alive, mas desta vez, como era uma linda música e a primeira vez que ouvi ao vivo, a que mais me fez arrepiar foi Inside Job. Iluminação, clima, público e banda, tudo em sintonia. simplesmente perfeito. foi ainda melhor que o de 2005.
    abraço, Warlei

  4. Estava lá no Morumbi no show de sexta feira, sai da minha casa em Guarulhos e cheguei para ficar na fila as 00:00 hrs de quinta feira… passei a noite no frio e o dia naquele sol infernal pra poder ver eles de perto, e deu certo msm, fiquei colada na grade, vi mto perto, e pra mim q estava na frente o som estava perfeito, sem nenhum eco ou falhas, vai ver que da arquibancada o som demorava mais para chegar e por isso chegava falhando, não sei… mas o show foi perfeito, gostei de tds os sons q eles tocaram, e é claro q por eu ter visto eles na minha frente ajudou mto para que achasse mto mais emocionante!!! eu nao vou em todos os shows… mas la na fila conheci mtas pessoas q vão em tds, inclusive nos da Argentina tb, e mtos amigos meus vão em tds aqui no Brasil! fui no show de 2005 no pacaembu e voltei nesse, afinal a melhor banda de tds os tempos, nao é a toa que eu tenho o stickman(simbolo do pearl jam) tatuado nas minhas costas, hehehe… SHOW PERFEITOOO!!!

    1. Que legal, Aline. Com certeza, o som estava muuuito melhor lá na frente! Show!!!! Obrigado por participar!

  5. Gente, estive no show de sexta, 4/11, vim de São José dos Campos, foi indescritível, único, emocionante, empolgante, eles são demais, a mágica das músicas mais antigas… Não dá para descrever o que é estar lá, com sua banda preferida, mesmo a distância, mesmo com o som não tão bom. Valeu cada segundo de espera, cada real gasto, cada momento de cansaço e PEARL JAM RULE 4-EVER!!!

  6. Boa tarde amigos!
    Eu assisti da laranja, o som tava perfeito, tanto é que na minha camera digital parece que estamos ao vivo!
    O resumo pra mim foi:
    Espetacular, lindo, perfeito, emocionante, qualquer coisa que faça com que a gente se sinta a melhor pessoa do mundo, essa foi a minha sensação depois do show! Sonhei sabado, domindo e segunda com o show, com o PJ, e digo amis, a adrena foi tanta, que já havia tomado várias Bud desde as 16:00 da tarde, horario que cheguei, e não fiquei bebado, incrivelmente! Bom, posso morrer em paz, realizei meu maior sonho em termos artisticos!

  7. Eu estava no show dia 4/11 no morumbi, Nao podia ter sido melhor. pois foi um show que mesmo sem intenção levou uma das marcas do Pearl Jam, fazer musicas que começam normais, sem nada demais e terminam de forma grandiosa.

    O show começou ainda com alguns problemas de som, nao sei ao certo o que foi, e a medida que as musicas iam passando o som ia melhorando e o até entao clima frio no morumbi ia enfim, esquentando, até que com black a banda conseguiu terminar a primeira parte do show de forma magistral. E os dois bis foram épicos, a escolha das musicas, espetacular. com destaque para Inside Job e Jeremy ( incluindo o show a parte da platéia na volta pro segundo bis) em Alive a banda acabou com as ultimas energias do publico e com Baba o`riley ja estavam deixando com saudade aqueles fãs que tinham certeza que o show terminaria ali, mas surpreenderam, novamente, com yellow ledbetter. Quando finalmente saíram do palco,pairou no Morumbi uma sensação de realização, não seria preciso mais nada, pois a noite das 68 mil pessoas presentes já havia sido conquistada. isso se refletiu na reação do publico que em vez de pedir “mais” se dirigiu calmamente para saída.

    Escrevi este comentário para tornar publicas as minhas impressões sobre o show que se tivesse um som um pouco melhor seria sem duvidas o show do ano em SP. Ignore os erros de gramatica e me desculpe pelo tamanho do comentário 🙂

  8. sem comentários, aguardei ansiosa desde a abertura dos portões para sentir a mesma drena que senti no show de 2005, vibrei, chorei em Not For You, os caras são os caras, aguardo ansiosa para que não demore mais 6 anos para eles voltarem…

  9. Sem comentarios… estive presente no dia 03/11 foi perfeito os cara manda demais…. Eddie Vedder canta com a alma…. realmente espero que eles nao demorem voltar ja keru BIS…fui de Goiânia- Go so para ver, e vou aonde eles forem da proxima !!!!! Nao tem como descrever a emoção de estar a pouco mais de 4 mt deles…!Fiquei quase na grade! Nem acreditei!!!!
    Me emocionei bastante com Come Back e com a classica: Black …sem falar Release…. na verdade nao tem como descrever , todas foram perfeitas!!!! Temos que dar valor em coisas boas aSSim…. Salve salve PERAL JAM!!!!!! 😉

  10. Estive lá em 04/11, mais de 14h entre fila, entrada e início do show, na pista e fiquei “na cara do gol”, fui triturada na grade, mas faria tudo de novo. Os cometários, elogios e gratidão de Eddie. Black: música que marcou um momento delicado na minha vida e, realmente tenho uma “marca” escura(preta) tatuada para sempre….Alive com o beijo em nossa bandeira…cada vez que assisto minha péssimas gravações me sinto no Morumbi. Precisamos de um BIS urgente PEARL JAM

      1. Mais vários….rsrs. Pode voltar quando quiser PEARL JAM, sempre serão muito bem-vindos ao Brasil e, principalmente, São Paulo.

  11. Estive la no dia 04… realmente em algumas musicas o som tava meio fraco la nas cadeiras… nao sou mistico nem exoterico mas foi uma noite magica… mt emocionante mesmo… perdi o show de 2005 e prometi p mim mesmo q nao perderia o proximo… INESQUECIVEL E ANTOLOGICO… PJ forever

  12. D+ simplesmente perfeito Eddie Vedder melhor vocalista do mundo e juntamente com os outros integrantes da banda, melhor banda de rock do planeta terra dia 04/11/2011 inesquecível na minha vida!!!

  13. Não da pra explicar o sentimento que tenho pelo Pearl Jam não minha vida é maravilhoso ver a banda ao vivo e eu estou muito feliz por conseguir poder ir ao show da minha vida pela segunda vez!!!! Que venha outros 20 anos!!!!!!!!!

  14. Adorei esse texto, Jota. Fiquei com vontade de ouvir Pearl Jam, com mais vontade. Como você escreveu, classe!

Deixe um comentário

