Dia Metal, Rock in Rio, 25/09/2011: Motörhead!

imageNão é a primeira vez que uma noite de metal e hard rock num Rock in Rio arranca elogios de quem você menos espera. Lembro-me da ótima repercussão da performance única do Iron Maiden, da energia de um concerto dos Scorpions no seu auge, da potência do Whitesnake, da eletricidade do AC/DC, da guitarra de Jake E Lee nos shows de Ozzy, em 1985. Da estreia de Judas Priest, Megadeth, Faith No More e Guns N´Roses no Brasil, numa mesma semana, em 1991. Em 2001, muitos elogios para o showzão do Iron Maiden, recarregado pela volta de Bruce Dickinson.
E agora, dez anos depois, o heavy metal vira de novo “talk of the town”. Destaques:

  • Gente que nunca comprou discos de metal ficou chapada com o que viu na TV dos mascarados do Slipknot e seu new metal poderoso, de visual extremamente impactante.
  • A histórica jam entre o Sepultura e os Tambours du Bronx, repassando a limpo o repertório mais do que consagrado e conhecido desde o festival de 1991…
  • A vocalista Tarja Turunen arrancando lágrimas de fãs no show junto com o Angra
  • O Gloria se esforçando para ganhar a plateia como se fosse jogo “fora de casa” com muito peso e uma cover do Pantera. Walk!
  • O Coheed and Cambria certamente ganhou fãs no Brasil, especialmente depois da versão de “The Trooper”, do Maiden,
  • E o Motörhead? Lemmy e companhia mandaram um rock´n´roll danado de bom, num repertório cheio de clássicos, como:
  1. Iron Fist
  2. Stay Clean
  3. Metropolis
  4. Over the Top
  5. Going to Brazil
  6. Killed by Death
  7. Ace of Spades, claro
  8. e uma Overkill arrasadora, histórica!

Só achei que o som do Motörhead estava um tanto baixo, surpreendentemente. Pena que não rolou a jam que muitos fãs de Lemmy e Metallica (leia sobre o show de Lars e cia no post anterior) esperavam… Tudo bem. Os dois shows foram inesquecíveis!
Rio de Janeiro, capital do carnaval, e o show de performances do heavy metal. Pelo menos a paixão pelo visual arrebatador a cidade e o gênero têm em comum. O próximo Rock in Rio poderia ter mais um Dia Metal…

Por enquanto, esse 25 de setembro de 2011 entrou para a história do festival.

Com uma multidão de 100 mil pessoas por dia, houve filas, principalmente nas áreas de comida, subdimensionadas, na minha opinião. Muita gente passou um perrengue danado em relação a segurança e transporte coletivo. Não foi o meu caso, achei que funcionou a contento o ônibus circular. Por outro lado, quem foi às outras edições do Rock in Rio não pode deixar de nota a melhoria clara na organização do festival. A começar pela grama sintética, os banheiros, os palcos, o  visual todo, a rua que lembra Nova Orleans… Está muito bonita a Cidade do Rock.


Muito bom o som rolando na Rock Street!

Para a roda gigante, longas filas!

6 comentários sobre “Dia Metal, Rock in Rio, 25/09/2011: Motörhead!

  1. Salve, João, a verdade é que o ROCK IN RIO desse ano, conforme aliás todas as previsões, caiu mesmo foi nesse dia 25 de setembro, né…
    Curioso que também achei o som do Motörhead um pouco mais baixo do que todos os demais do Palco Mundo, porém a apresentação foi fantástica. De início um tanto irregular (mandaram duas do álbum novo, a galera em sua maioria não conhecia, e isso esfria um pouco – mas eu curto demais o World Is Yours, então pra mim foi prato cheio!), mas de encerramento apoteótico.
    E do Metallica nem preciso falar, né… que show foi aquele, meu amigo???
    Mandei um torpedo pra ti, jogando uma pilha sobre o titio Lemmy, mas infelizmente não deu pé, pra gente mandar aquela gelada prometida, pois estava tudo muito cheio e muito confuso por lá (por exemplo, comprei vários tíquetes de cerveja, pra ganhar tempo, mas me dei mal, pois aqueles ambulantes só aceitavam dinheiro, então eu tinha que caminhar até o final da Bourbon Street, toda hora, pro refil da birita… é dose, né… não foi fácil eheh, mas acabei aproveitando o Rock In Rio pra fazer uma ginástica extra…)
    Mas é isso aí, valeu demais!
    Abração!

    1. Rock in Rio caiu dia 25 de setembro, boa essa! Tirando as filas e o perrengue para comer e beber, s e n s a c i o n a l !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s