De Mookie Blaylock à “Pearl Jam Twenty”

image


(E antes, o Mother Love Bone, excelente grupo hard rock de Seattle, em que Stone Gossard e Jeff Ament tocaram, ao lado do vocalista Andy Wood)

Mookie Baylock foi o nome do Pearl Jam antes de ser Pearl Jam. Os caras tiveram que mudar porque se tratava do nome… de um jogador de basquete. Ainda bem.

“Pearl Jam Twenty” é o ótimo documentário de Cameron Crowe (o diretor de “Singles/Vida de Solteiro” e “Quase Famosos“) sobre uma de suas/minhas/nossas bandas favoritas. O quinteto de Seattle formado por Eddie Vedder, Stone Gossard, Mike McCready, Jeff Ament e Matt Cameron.

Estão no filme a cena de Seattle, o Mother Love Bone e a morte de Andy Wood; o nascimento do Mookie Blaylock/Pearl Jam das cinzas do Mother Love Bone com a chegada de Eddie; o Temple of the Dog, projeto de um disco único que reuniu integrantes do PJ e do Soundgarden; a explosão com o discão “Ten“; a dita rivalidade Eddie Vedder x Kurt Cobain; Pearl Jam x Nirvana – bobagem felizmente desfeita pelo menos ante da morte de Kurt. A questão com a Ticketmaster e a morte de 9 fãs pisoteados na Dinamarca. E a maturidade da banda, que vem ao Brasil pela segunda vez agora em novembro.
Agora, como costuma acontecer nos rock docs, o melhor mesmo são os números musicais. E a equipe de Cameron Crowe caprichou nos sobe-sons. Ouro puro.
Como a banda levando “Baba O´Riley” do The Who, no festival Lollapallooza de 1992. “Alive”, “Even Flow”, “Jeremy”, “State of Love and Trust”, “Do the Evolution”… pode escolher a sua favorita.
Um filme que dá a maior fissura para chegar logo a hora dos shows no Brasil.
E que me dá a absoluta certeza que Eddie Vedder não é apenas um bom vocalista de uma banda de rock.  É um senhor cantor.

P.S. – Mais uma chance para ver/rever “Pearl Jam Twenty” nos cinemas, nesta terça-feira, em algumas capitais brasileiras. Confira no site da Mobz.

Um comentário sobre “De Mookie Blaylock à “Pearl Jam Twenty”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s