Filhos de João, Admirável Mundo NOVO BAIANO

Atualizado em junho de 2011

Fala tamborim! Reis da bola na MPB em meados dos anos 70, os Novos Baianos são tema de um novo documentário: Filhos de João, o Admirável Mundo Novo Baiano, eleito melhor filme da competição nacional do In-Edit Brasil 2011. O doc de Henrique Dantas estreia no circuito em 22 de julho. O João do título é João Gilberto, amigo e influência do grupo, já descrito como mistura de João Gilberto com Jimi Hendrix, pandeiro e cavaquinho com guitarra elétrica..
O conjunto já foi tema de um documentário do produtor Solano Ribeiro, Novos Baianos FC, que “caiu na rede”. Novos Baianos FC que é o nome do disco de 1973, que contém a regravação de “O Samba da Minha Terra”. de Dorival Caymmi. Foi a estreia dos Novos Baianos no selo Continental. Minha edição em CD é da série Dois Momentos, produzida por Charles Gavin, que inclui o discão seguinte, simplesmente Novos Baianos (Gavin e Ricardo Garcia remasterizaram diretamente das fitas originais). Novos Baianos é de 1974, mas aparece nessa edição antes das músicas de Novos Baianos FC . E que sons: “Fala Tamborim”, “Ladeira da Praça”, começo sensacional do LP, mais “Linguagem do Alunte”, “Reis da Bola” … Discão.

Samba + choro + baião + rock´n´roll da nossa terra = Novos Baianos.

Posts relacionados:

2 comentários sobre “Filhos de João, Admirável Mundo NOVO BAIANO

  1. Parabéns a toda a equipe e pela imensa contribuição para o registro tão importante da música brasileira. Salve os “Novos baianos”!!

    1. Valeu. Registro reconhecido pelo prêmio de melhor filme na competição nacional do festival In-Edit Brasil. Abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s