“Gimme Shelter”

O festival de docs musicais In-Edit Brasil 2011 deu uma chance para ver ou rever nos cinemas Gimme Shelter, que ajuda a explicar porque dizem que no festival de Altamont acabou o sonho hippie, apenas meses depois festival de Woodstock. 
Em 2009 lembramos do 40º aniversário do festival de Woodstock , “três dias de música, paz e amor”. E de outro festival americano que terminou com violência e é considerado “o fim do sonho” hippie. Altamont. A Warner (re)colocou nas lojas em DVD o filme Gimme Shelter (classificação: 16 anos), que registra a turnê americana dos Rolling Stones em 1969, até o concerto gratuito de 6/12, que reuniu 300 mil pessoas no autódromo de Altamont, com segurança a cargo dos Hells Angels californianos – ou seja, um barril de pólvora. Clique para ler mais, ver a lista de músicas de Gimme Shelter e a filmografia dos Stones.

Gimme Shelter, o filme, dirigido por David e Albert Maysles e Charlotte Zwerin, intercala apresentações dos Stones na turnê e em Altamont (e ainda Ike & Tina Turner, Flying Burrito Brothers e Jefferson Airplane, 1 música cada) com cenas de bastidores que ajudam a entender porque deu tanta coisa errada. As câmeras dos documentaristas acompanham as negociações para o local do show, em que os Stones queriam tocar de graça – 0 festival vai mudando de local em local, até o autódromo, escolhido às pressas. Também mostram os Stones acompanhando montagem e mixagem do filme. Charlie Watts com cara de tédio. Mick Jagger p… com o violento fim da festa em Altamont. Entre outros “feitos”, os Hells Angels improvisados como seguranças esfaquearam até a morte um homem visto com uma arma perto do palco. De acordo com a montagem do doc, a violência começa durante “Sympathy for the Devil”. E o assassinato rola duramte “Under My Thumb”. Macabro.

Boa música, muita porra-louquice e violência. Tensão no ar. Gente muito doida. Gente chorando, ao lado de gente rindo. Parte da história do rock. Parte da história do homem.

Quer saber o set list dos Stones no filme?

– Jumpin´Jack Flash

– Satisfaction

– You Gotta Move

– Wild Horses

– Brown Sugar

– Love in Vain

– Honky Tonk Women

– Street Fighting Man

– Sympathy for the Devil

– Under My Thumb

– Gimme Shelter (cenas finais)

Nos extras, Little Queenie, Oh Carol, Prodigal Son.

FILMOGRAFIA DOS STONES

Rock and Roll Circus, 1º/1/1968.

Stones in the Park, 7/7/1968.

Sympathy for the Devil ou One Plus One, 1968. De Jean Luc Godard.

Gimme Shelter, 1º/1/1970.

(Cocksucker Blues, filmado em 72, foi engavetado pela banda)

Ladies and Gentleman, The Rolling Stones. 1º/1/1974.

Let´s Spend the Night Together, 1º/1/1981.

Live at the Max, 1º/1/1990. Feito para cinemas I-Max, acaba de sair em DVD no Brasil.

Shine a Light, 4/4/2008 (leia post anterior).

Get Yer Ya-Ya´s Out (feito durante a turnê do “Let It Bleed”, como “Gimme Shelter”, mas só lançado em 2009. Média-metragem filmado no Madison Square Garden, em NY)

Stones in Exile (2010).

Anúncios

2 comentários sobre ““Gimme Shelter”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s