#ThinLizzy #PhilLynott

Publicado no FutPopClube em 4/9/2009
lizzy front_coverThe Boys are Back in Town“. Mesmo que você não conheça a ótima banda irlandesa Thin Lizzy, é grande a chance de já ter ouvido esse rock, no rádio, em trilhas de filmes, como “Toy Story” (no caso da animação da Pixar/Disney, o clássico do Thin Lizzy foi usado em trailers). É boa também a chance de você ter ouvido sucessos do Thin Lizzy regravados por nomes como Metallica (“Whiskey in the Jar”, presente em “Garage Inc” que teve clip e tudo), Iron Maiden (“Massacre”, lado B do single “Can I Play With Madness”), Smashing Pumpkins (“Dancing with the Moonlight”, lado B do CD single “Disarm”). Como a banda de Phil Lynott acabou em 1983 e poucos discos foram lançados no Brasil, infelizmente o Thin Lizzy não é conhecido como deveria por aqui. E COMO deveria: junto com o Judas Priest, os irlandeses ajudaram a consolidar o formato de duas guitarras-solo. E como Lynott “lançou” grandes nomes da guitarra!

Gary Moore! Scott Gorham! Brian Robertson (também passou pelo Motörhead). E John Sykes, que arrasou no Rock in Rio I (1985) tocando com o Whitesnake de David Coverdale! Até pouco tempo atrás, Sykes participava de uma banda que toca na Europa ainda com o nome de Thin Lizzy. Mas tenho dúvidas sobre esse tipo de revival. Meio complicado pensar em Lizzy sem Lynott e sua voz rouca – principal compositor e marca registrada da banda. Após o último show do Thin Lizzy, em 4 de setembro de 1983, no Monsters of Rock Festival de Nuremberg, Alemanha, Lynott (filho de irlandesa com brasileiro!?) gravou discos-solo, mas às voltas com vício em drogas, morreu em janeiro de 1986.

Então, amigo, se você gosta de rock e não conhece Thin Lizzy, d e m o r o u. Recomendo uma visita a este site. Como fica transparente pelo bom número de canções regravadas, grandes bandas assumem que o Thin Lizzy foi de grande influência – casos de Iron Maiden e Metallica (veja o clip da versão do Metallica para Whiskey in the Jar, que o Lizzy consagrou, mas na verdade é um canção tradicional irlandesa). Valeu?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s