De Música Ligeira/De Musica Ligera

Publicado em setembro de 2010
O showzão do argentino Fito Paéz, no Telefônica Sonidos – Festival Mundo Latino, lembrou-me de uma cena recuperada pelo lindo documentário Herbert de Perto, sobre a vida do paralama que usa óculos. Foi num show de Fito no Canecão em junho de 2002 a primeira aparição pública de Herbert Vianna Jr depois do acidente de ultraleve: uma canja em Trac-Trac, ou Track-Track, música de Fito que Herbert adaptou no disco Os Grãos (durante a recuperação, o paralama havia tocado antes só para quem estava no Sarah Kubitscheck, em Brasília). É longa a amizade dos Paralamas do Sucesso com a música popular argentina. Fito, Charly Garcia, Soda Stereo (p… nome bom!). Do Soda St, os Paralamas regravaram (no disco 9 Luas) a sensacional De Música Ligeira/De Musica Ligera (p… riff bom!). O Capital Inicial, atração na madruga de sexta para sábado do mesmo festival Sonidos, também faz uma versão (diferente) para o clássico do Soda Stereo, À Sua Maneira. Disco Rosas e Vinho Tinto.
No namoro firme com a grande nação roqueira da Argentina, os Paralamas gravaram canções e até discos inteiros en español.  Caso do 9 Luas (9 Lunas).Tenho uma coletânea argentina, Paralamas, de 1991, com Inundados (versão de Alagados), Mi Error (regravação de Meu Erro), Caleidoscópio em espanhol, Perplejo (Perplexo), Canción del Marinero (Melô do Marinheiro), Gafas (o hit Óculos), Lanterna de Los Afiebrados (a lancinante Lanterna dos Afogados) e Track-Track -do Fito – aqui com Herbert en español. Mais O Beco e Cinema Mudo em bom português, mesmo! Sensacional!
Brasil x Argentina? Grande clássico! Por que não Brasil & Argentina? Pelo menos na música…

Assim que der, volto ao assunto!

4 comentários sobre “De Música Ligeira/De Musica Ligera

    1. Obrigadíssimo, Sophia!
      Você pode acompanhar meu twitter, que é @FutPopClube (ou http://www.twitter.com/FutPopClube) – onde também aviso meus posts sobre futebol, ou saber pelo e-mail cada vez que tem um post novo da Coluna de Música. Basta colocar seu e-mail no campo abaixo da frase “Acompanhe as novas da Coluna por e-mail”, na “ala” direita da home page. Fica acima do “Arquivo X da Coluna”. Não paga nada.
      De novo, muito obrigado. Valeu mesmo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s