Festival Express

Publicado em 16/09/2010

A indústria da música de vez em quando tira cada achado do fundo do baú do rock… Se o filme O Poder do Soul, que documenta o festival Zaire 74 só saiu este ano, Festival Express, lançado lá fora em 2003, acompanha a viagem megalomaníaca inventada por jovens promotores em 1970. Um festival de rock, blues, folk e country em cidades do Canadá, no verão de 1970. Atrações principais: Janis Joplin, o Greatful Dead, do Jerry Garcia, a ótima The Band e o bluesman Buddy Guy, jovenzinho de tudo na época. E que “viagem” em itálico e entre aspas: para levar artistas, roadies, técnicos de uma cidade a outra, os organizadores fretaram um trem! Botaram até um órgão Hammond no vagão-bar para estimular as jams da moçada!


Imagine o que rolou… Só entre Toronto e Winnipeg, foram dois dias e meio de trem. No documentário Festival Express (já andou passando no canal Cinemax, da HBO, e existe em DVD no Brasil), depoimentos descrevem a trip como um paraíso para os roqueiros. Pô, eu queria voltar no tempo e ter uma credencial para fazer a cobertura jornalística no trem do Festival Express… ah, queria!
Não foram só flores… O festival canadense rolou sete meses depois de Altamont e do fim do sonho. Em Toronto, o bicho pegou do lado de fora, porque uma galera queria entrar na marra, em protesto contra os 14 dólares do ingresso. Tá no filme.
Destaques:

  • o jovem Buddy Guy mandando uma versão bluesy de “Money”, dos Beatles, e fazendo jams no trem
  • Janis arregaçando “Cry Baby” e “Tell Mamma”
  • The Band brilhando em “I Shall Be Released”
  • tudo do Greatful Dead.

Tomara que o rock continue tirando da cartola muitos coelhos como esse. Aliás, um dos diretores de Beatles Anthology, Bob Smeaton, foi chamado para comandar a parada, que recauchuta as filmagens em 16 mm. Até o superprodutor Eddie Kramer foi convocado para trabalhar no som. A parte técnica do filme está 10!
Site da Focus Filmes, que lançou Festival Express em DVD no Brasil.
Site oficial do filme em inglês, com direito a trailers, entrevistas, áudios, clips e muita informação.

4 comentários sobre “Festival Express

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s