Classic Albums: “Paranoid”

Publicado em agosto de 2010
Chegou às lojas brasileiras (via ST2) o DVD da série Classic Albums sobre o segundo trabalho do bom e velho Black Sabbath, Paranoid, de 1970 – lançado apenas 6 meses depois da estreia do quarteto de Aston, Birmingham. Paranoid (gravado e mixado em apenas cinco dias) é um discão essencial da história do heavy metal, que completa 40 anos em 18 de setembro. Ozzy, Iommi, Geezer e Bill Ward participam do documentário, com depoimentos (dados separadamente) e demonstrações. E em cenas de arquivo, como as do festival California Jam de 1974 e do vídeo Never Say Die-A Decade of Black Sabbath, de 1978.
O DVD sobre Paranoid segue o alto padrão dos documentários das série Classic Albums, lançados lá fora pela Eagle Rock, aqui pela ST2. Músicos, produtores e jornalistas falam rapidamente sobre a história do artista em questão e praticamente dissecam o álbum, faixa a faixa. A gente fica sabendo que o nome do disco era para ser War Pigs, desejo da banda – mas a gravadora vetou. Precisavam de um single, uma música mais curta? Toca pro estúdio Regent, em Londres, para gravar Paranoid.  Levou a banda pro topo das paradas. Virou clássico.
Documentário indicado aos fãs de carteirinha, completistas, músicos interessados nas técnicas… E aí os extras são ouro. Separadamente, Tony Iommi e Geezer Butler tocam frases de guitarra -e que guitarra pesada -e baixo. Como o riff possante de Paranoid. Bill Ward dá um show de bateria. E o engenheiro de som Tom Alllom, ao separar os canais das fitas masters, nota as influências de jazz dos músicos, nas passagens instrumentais.
Mais informações no site da distribuidora Eagle Rock. Dá para ver um curto trailer aqui e outro, no site Blabbermout.net, com participação do vocalista hardcore Henry Rolllins.


Abaixo, o vídeo original de “Paranoid”.

Neste link, uma versão ao vivo, de 2012.
A ST2 também mandou para as lojas brasileiras o DVD do show Speak of the Devil, da turnê Diary of a Madman, da carreira solo de Ozzy Osbourne, em 1982. Ozzy tinha perdido o amigo e guitarrista Randy Rhoads, num acidente aéreo. Para tocar o barco, convidou o guitarrista Brad Gillis (do Night Ranger). No baixo, Rudy Sarzo (Quiet Riot). Na bateria e nos teclados, dois músicos que acompanhariam Ozzy no Rock in Rio I, em 85: Tommy Aldridge e Don Airey.

P.S. em 18/09/2010, 40º niver do lançamento de Paranoid: o programa online In the Studio fez um especial sobre o disco. O convidado do apresentador Redbeard: ninguém menos do que Ozzy Osbourne. Dá para abrir essa janelinha aqui, ouvir e continuar navegando pela internet. Uma vez mais, Ozzy confessa sua idolatria pelos Beatles.

Anúncios

7 comentários sobre “Classic Albums: “Paranoid”

    1. Eu também espero o meu.
      PS. o documentário sobre Paranoid acaba de entrar na programação do canal MultishowHD.
      Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s