A História do Rock´n´Roll

Na semana em que a gente comemora o Dia do Rock, gostaria de lembrar uma excelente série produzida nos Estados Unidos em 1995.
A História do Rock ´n´Roll (The History of Rock´n´Roll) -que tem Quincy Jones como um dos produtores executivos – já passou na televisão brasileira (TV Cultura, certo?) e foi lançada em 5 DVDs pela Warner, cada um com dois episódios (a capinha do lado é de uma reedição nos EUA).
O primeiro programa, “O Rock´n´Roll Explode” é uma introdução à série. Destaca a influência de blues, jazz, R&B e um grande reconhecimento aos pioneiros. Depoimentos e rico material de arquivo ressaltam a importância de Muddy Waters, Buddy Holly, Louis Jordan, Big Joe Turner, Ray Charles (para BB King -e não só ele-, “um gênio”), Bo Diddley, Ruth Brown, Fats Domino, Bill Halley and His Comets, Elvis Presley. E se aqui no Brasil, no auge da Era do Rádio, a gente tinha a saudável competição entre as Rainhas do Rádio, no mundo do rock havia a disputa Chuck Berry x Little Richard pelo título de rei do rock.
O volume 1 da edição brasileira tem mais um programa: “Rock da Pesada Esta Noite”. Não, não é pauleira, mas mais dos pioneiros. A importância da música negra para o rock. Elvis levando tudo isso para a audiência branca. O rock na TV americana. A censura. Fábricas de hits. Histórias de sucessos deliciosos: “Let´s Twist Again”, que explodiu com Chubby Checker. Ben E KIng conta que compôs “Stand By Me” para The Drifters, mas o empresário não quis… Também gosto de rockinhos deliciosamente inocentes, como “Be My Baby”, com as Ronettes.

  • Posts sobre a série The History of Rock´n´Roll
  1. Volume 1: a explosão do rock e os pioneiros
  2. Volume 2: a invasão britânica e a soul music 
  3. Volume 3: Dylan pluga o folk na tomada e a geração do verão do amor, e do sexo, drogas e rock and roll.
  4. Volume 4: Heróis da Guitarra e os Anos 70
  5. Volume 5: a explosão do punk e a virada de jogo, do underground para o mundo do video clip.

3 comentários sobre “A História do Rock´n´Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s