Metallica @ Sonisphere 2010

23 de junho de 2010
Imagine ver um senhor festival com Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax quase ao vivo, no conforto de uma poltrona de cinema, na frente de uma tela gigante. E quase no fim do concerto do Metallica, James Hetfield chama os caras do Anthrax, Megadeth e Slayer para tocar “Am I Evil?”, pérola do grupo Diamond Head que Lars, James e co garimparam na New Wave of British Heavy Metal! Uma jam inesquecícel! Melhor que isso, amigo, só se a gente estivesse presente no Sonisphere Festival, ao lado das gatas de Sofia, na Bulgária – capital mundial do thrash metal na terça-feira, 22/06/2010. Perdeu? Não precisa ficar chateado. A MovieMobz deve repetir o Big Four Live em alguns cinemas, em 22 e 23 de julho (2010). Caso essa turnê cinematográfica não passe num cinema perto de sua cidade, comece a ecnomizar. Como Lars anunciou, o Big Four Live deve virar DVD, Blu-Ray etc.
Entre os shows do Slayer (post anterior) e do Metallica, os cinemas que projetaram o Big Four Live mostraram depoimento de Kerry King sobre Ronnie James Dio e um papo de Scott Ian, Lars Ulirch e Dave Mustaine (Meta e Mega juntos) sobre o vocalista que deixou enorme lacuna no mundo metal. Dio estava escalado para cantar com o Heaven & Hell na edição búlgara do Sonisphere. No show do Anthrax, como escrevi em post anterior, Joey Belladonna mandou um bom trecho de “Heaven and Hell” em homenagem à Dio e sua viúva, Wendy. Difícil segurar a emoção.
Depois da fúria de três titãs do thrash, o Metallica chegou arregançando com clássicos do discão “Ride the Lightning”. Ficou mais cadenciado e viajandão com “Harvester of Sorrow”, um curto solinho de Kirk Hammett (mais uma aula de guitarra desse monstro!), emendado na linda “Fade to Black” (James arrebenta também). Depois, Cyanide. Que pena que ficaram de fora da transmissão outras músicas do discaço “Death Magnetic”, melhor da banda em anos. “One” começa com o show de fogos que a gente viu no Brasil em janeiro. Grudada, vem “Master of Puppets”. Delírio dos metalheads no cinema de shopping paulistano. Um corte meio brusco da transmissão, que pula para “Nothing Else Matters” (mais um banho de James no vocal). Na cola, “Enter Sandman”. O pessoal não parou na poltrona.

Aí o momento histórico: “Am I Evil”, a cover do Diamond Head que virou um clássico no repertório do Metallica, vira uma jam, somadas as vozes de Joey Belladonna e Dave Mustaine, que também empresta sua guitarra novamente ao Metallica, depois de tantos anos… assim como os colegas de guitarra, baixo e bateria do Anthrax e Megadeth. Do Slayer, o batera Dave Lombardo participou da jam. Tom Araya apareceu na hora da foto, simpatia pura. É pra não esquecer. No site do Megadeth, o batera Shawn Drove, fala doprazer de ter participado dessa jam, “todo mundo com um grande sorriso no rosto”. E conta com orgulho que os filhos viram a transmissão nos cinemas.

Amigos, enquanto bandas oitentistas como Metallica, Slayer, Anthrax e Megadeth estiverem na estrada, ou melhor, enquanto existir na face da Terra um CD, um LP, um MP3 com clássicos como “Am I Evil”, “Season in the Abyss”, “Peace Sells” ou “Caught in a Mosh”, o heavy metal não morrerá. Tenho certeza disso.

James, Lars, Kirk e esse figura que é o Robert Trujillo, com aquela coreografia do caranguejo ou sei lá que nome tenha aquilo, também têm essa certeza, ao tirar do baú do “Kill´Ém All” petardos como “Hit the Lights e “Seek and Destroy”.
Set-list…
Metallica @ Sonisphere, Sofia, Bulgária, 22/06/2010
(o que transmitido para os cinemas)

  • Creeping Death
  • For Whom the Bell Tolls
  • Harvester of Sorrow
  • Solo de Kirk
  • Fade to Black
  • Cyanide
  • One
  • Master of Puppets
  • Nothing Else Matters
  • Enter Sandman
  • Am I Evil? (JAM com o Big Four: Megadeth, Anthrax e Dave Lombardo do Slayer)
  • Hit the Lights
  • Seek and Destroy

* Comparando a minha lista acima com a do site Met on Tour, ficaram de fora da transmissão: Fuel, That Was Just Your Life (ai, ai, ai), Sad But True
Welcome Home (Sanitarium), All Nightmare Long
(ai ai ai) e Blackened. Vamos torcer para que saia tudo nos extras dos DVDs!

LEIA MAIS:

Siga a Coluna de Música no Twitter: @BlogsDoJRLIMA

2 comentários sobre “Metallica @ Sonisphere 2010

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s