Rock in Rio I, II e III: eu fui!

Publicado em 28/05/2010

Na primeira edição, em 1985, ainda era um adolescente, fã de metal, basicamente. E o Rock in Rio I trouxe pela primeira vez à América do Sul o Iron Maiden, no auge da turnê “Powerslave”, mais Whitesnake (o primeiro show pesado do festival: inacreditável a altura que atingiram a batera de Cozy Powell, a guitarra envenenada de John Sykes, o vozeirão de David Coverdale), Scorpions (puta show!), Ozzy Osbourne (numa fase um tanto americanizada, mas sempre Ozzy, com o excelente guitarrista Jake E Lee), AC/DC, Queen…Ainda tivemos grandes nomes do progressivo (Yes), de um balanço mais pro jazz fusion (Al Jarreau, George Benson), do pop (James Taylor, Rod Stewart, Nina Hagen, B-52´s), feras da MPB (Gil, Moraes, Alceu, e escalados em dia errado, Ney, Erasmo, Baby e Pepeu), tia Rita Lee e a explosão do Rock Brasil (Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Lulu, Kid Abelha, Blitz). Inesquecível.

Capa do livro de Cid Castro

Os bastidores da realização do primeiro Rock in Rio são contados no livro do diretor de arte Cid Castro, “Metendo o Pé na Lama”.
Seis anos depois, o Rock in Rio II foi no estádio do Maracanã, em 1991. A essa altura, era fanzineiro (publicava o tablóide “Headline”) Headlinee começava minha carreira de jornalista, em São Paulo. Foi uma sensação muito legal chegar ao Maraca bem na hora em que o Sepultura começou sem showzão. Uma programação espetacular, talvez a melhor (e olha que sou muito fã do Iron!), com muitos nomes no auge ou estourando a boca do balão: Prince, Joe Cocker, Jimmy Cliff, INXS, o grande guitarrista Santana (veterano de Woodstock!), George Michael, Dee-Lite, A-Ha, Lisa Stansfield… o rap do Run DMC. Olha o time do metal e hard rock: ninguém menos do que Judas Priest, com arrasa-quarteirão “Painkiller” a tiracolo, Guns N Roses no auge, Faith No More explodindo, Megadeth, Queensryche já com “Silent Lucidity”, o já citado Sepultura. E o escrete verde-amarelo? Titãs no auge, ainda com Arnaldo, Lobão, Serguei, Vid & Sangue Azul, Laura Finochiaro, Capital, Ed Motta, Engenheiros, Nenhum de Nós, Paulo Ricardo, Léo Jaime etc. É mole ou quer mais?

Mais 10 anos, e o Rock in Rio III, de volta à Jacarepaguá! Desta vez, tive a honra de ser credenciado para trabalhar na cobertura jornalística do festival – por outro lado, não consegui ver na pista os shows que mais aguardava: Iron Maiden e Foo Fighters! Sei lá quantas mil pessoas zanzaram pelo espaço, agora com palcos alternativos, em várias tendas, para atingir diferentes “tribos”. Los Hermanos, por exemplo, lotaram uma dessas tendas. No palco principal, desfilaram Sting (vi a passagem de som, com direito a “Every Breath You Take”), REM, Beck, Oasis, Guns N´Roses (de novo, já sem Slash, né? tinha o Buckethead, que tocava com um balde na cabeça!), Rob Halford, Queens of the Stone Age (do baixista peladão), Deftones, Silverchair, o mestre Neil Young (infelizmente, parte da galera se mandou antes…) e a energia do Red Hot Chili Peppers (numa noite que superlotou a Cidade do Rock), sem falar nos citados Foo Fighters (estreando no Brasil) e Iron Maiden (com a volta de Bruce Dickinson e uma linha de frente com 3 guitarristas). Entre os nacionais, Cássia Eller, Sepultura, Pavilhão 9, Sheik Tosado, Diesel, O Surto, Capital, Barão, Fernanda Abreu, Gil, Milton, Elba & Zé Ramalho, Orquestra Sinfônica, Pato Fu, Brown, Moraes e até a dupla Sandy & Júnior, na noite teen (Britney, `N Sync, Five… e outros ainda menos cotados).
Que venha logo o próximo Rock in Rio… no Rio!

ATUALIZANDO EM AGOSTO/2010: O Rock in Rio volta à Cidade Maravilhosa entre 223 de setembro e 2 de outubro de 2011. Site oficial no ar.

LEIA MAIS:

4 comentários sobre “Rock in Rio I, II e III: eu fui!

  1. Bons tempos…que saudades de grandes shows como Iron, AC/DC, Neil Young, Yes, Foo Fighters, Santana, Scorpions, Judas Priest, Sting…que venha o Rock in Rio 4 ! Boatos falam em 4 noites em 2011, em um terreno próximo ao original, na Barra.

    Abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s