Ronnie James Dio

Em férias longe de casa, andei desligado das notícias – até porque o tempo é curto e não é tão fácil achar um cybercafé. Na viagem de volta, folheando o jornal espanhol “El País”, que é um dos melhores do mundo, fiquei chocado com a notícia da morte do vocalista Ronnie James Dio (ex- Elf, Rainbow, Black Sabbath, fundador da banda Dio, excursionava com Iommi, Geezer e Appice no Heaven & Hell). Reproduzo abaixo a capa do “Rising”, discão do Rainbow, autografado por Dio para um brother meu.
A edição de terça-feira do periódico madrilhenho dedica 4 colunas (com foto) ao obituário de Ronnie James Dio, “la voz del ‘heavy’ – uno de los mejores cantantes de rock duro de todos los tiempos”. O perfil abre com uma declaração do guitarrista da banda espanhola Barón Rojo – para Carlos de Castro, Dio era “el número uno, tan fundamental como Pavarotti en el bel canto“. No perfil do “El País”, fiquei sabendo que no ano passado o Heaven & Hell cancelou uma apresentação no festival Metalway, em Zaragoza – quem estava doente era Tony Iommi. Dio (que ainda não tinha o diagnóstico do câncer no estômago) subiu ao palco para pedir desculpas e levou um trechinho de “Heaven and Hell” à capella (achei na rede!). Dancei no show do Heaven & Hell aqui em SP ano passado: fiquei do lado de fora. O amigo Piero Sbragia foi, e conta o que achou no blog Segundas Estórias.

O que dizer mais de um vocalista que substitui um dos fundadores do heavy metal e não deixou a peteca cair? Uma senhora responsa entrar no lugar de Ozzy. É lógico que são duas fases bem diferentes do Black Sabbath, mas as duas são ótimas. Enfim, uma notícia muito triste a perda de Dio. Só me resta parafrasear os nomes de dois discos do Rainbow e do espanhol Barón Rojo: Larga Vida al Ronnie James Dio.

blacksabbathheavenhell1
Recordação da turnê de 1992


Leia mais nos arquivos Fut Pop Clube/Coluna de Música:
set-list da turnê Dehumanizer, em 1992.
texto do Luiz Reginaldo sobre Heaven & Hell em NY.
– Dio participa do doc “Metal – Uma jornada pelo Mundo”
Declarações de Iommi, Geezer e Vinnie Appice sobre Dio, no site da revista britânica Classic Rock.

Anúncios

7 comentários sobre “Ronnie James Dio

    1. Pois é, publicamos muita coisa sobre essa turnê que passou por aqui em 1992 no extinto fanzine “Headline”. Em parte, reaproveitei o material nos meus blogs.
      Outra coisa de que me lembrei: o projeto Hear n´Aid.
      Abs

  1. Dio é um Monstro Sagrado do Metal. Tive muita sorte de ver três shows dele: o primeiro foi o de 92 , que o Serginho mencionou. Os outros foram do Heaven and Hell em New York, igualmente apoteóticos.

    STAND UP AND SHOUT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s