Classic Albums/”Nevermind”

Festival Nirvana aqui na Coluna de Música. Kurt Cobain não gostava muito do banho de estúdio que o produtor Butch Vig deu no som sujo, punk, hardcore e até metálico ouvido no disco anterior Bleach. Mas Nevermind, estreia da banda na major DGC/Geffen, hoje da Universal Music , é um discaço. Quase um greatest hits. Rendeu quatro singles – Smells Like Teen Spirit, Come As You Are, LithiumIn Bloom – e um dos melhores programas da série Classic Albums, já lançado em DVD no Brasil pela ST2. Ainda que o personagem principal não estivesse mais no planeta rock para contar a história. De volta à mesa de som do estúdio Sound City, em Los Angeles, o produtor Butch Vig (batera do Garbage)  disseca faixa por faixa – quase que canal por canal. Revela que para gravar as mesmas partes de voz ou guitarra várias vezes, depois sobrepostas, dizia a Kurt que o ídolo John Lennon fazia isso também. Como Cobain adorava Beatles, caiu direitinho na conversa…
De outro lado, o crítico Charles R Cross (fez um trio livros sobre Kurt e Nirvana) examina as letras. Há depoimentos ainda dos outros dois terços da banda: Dave Grohl (que fala do método de Kurt: primeiro, a melodia; depois, as letras), e Krist Novoselic; Jack Endino (produtor de “Bleach”), gente das gravadoras Sub Pop e DGC, roqueiros (Sonic Youth) e jornalistas – o costumeiro padrão da série Classic Albums. E um ótimo material de arquivo. Trechos dos clips e… raridades do Nirvana ao vivo!
Principal biógrafo de Kurt Cobain, Charles R Cross  repara que “Lithium” tem o nome de remédio antidepressivo, mas nos shows, era uma das músicas mais dançadas pelos fãs. Acabou virando momento alto astral. Nevermind, um grito de socorro, vendeu milhões.Saiu em setembro de 1991. Em janeiro, já liderava a parada.

Leia mais sobre Nirvana:

Live at Reading. Show de 1992, em DVD de 2009.

Shows da banda no Hollywood Rock 1993.

O último show da banda.

– Duro de acreditar? Nirvana gravou cover do Kiss.


 

Anúncios

Um comentário sobre “Classic Albums/”Nevermind”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s