Choro das 3

(atualizado em abril de 2011)

O Choro das 3 toca no Sesi Itapetininga no sábado, 30 de abril, das 20h às 21h! Confira abaixo o texto da Coluna de Música publicado no começo de 2010 (um dos mais lidos da Coluna até hoje).

Eduardo, o pai, no pandeiro; Corina, Elisa e Lia. O grupo Choro das 3. FOTO: Cristina Meyer/divulgação

Feijoada tradicional no verão. De repente, escuto uma sensacional versão de “Um a Zero“, clássico do choro, de Pixinguinha e Benedito Lacerda. Tão boa que mentalmente fui cantando a letra feita pelo Nelson Angelo. Era um show do grupo Choro das 3que toca clássicos do gênero e chorinhos de própria lavra, como no CD de estreia pela Som Livre, “Meu Brasil Brasileiro“. Convidei o conjunto para preencher uma fichinha tipo consumidor cultural. E as irmãs Corina (flauta), Lia (violão) e Elisa Meyer (bandolim), mais o pai, Eduardo Roque, no pandeiro, deram uma goleada de conhecimento musical. Família afinada, aponta com quase unanimidade que o melhor show do grupo foi na Virada Cultural Paulista, em 2009. Também gostei de saber que o pai guarda na memória o show do Queen no estádio do Morumbi, começo dos 80, como o melhor que já viu. Abaixo, as respostas de cada um dos integrantes.

CORINA, flautista do grupo CHORO DAS 3

Um Flautista – “Tem que ser um só?  =)  Neste caso, é Benedito Lacerda, sem dúvida”.

Outras influências – “Música erudita (barroca, romântica e algumas

coisas contemporâneas), samba, bossa-nova, jazz…”

Disco de cabeceira – “As remasterizações do projeto “Benê, o flautista”, que comecei a fazer com 15 anos.  Meu  preferido é o disco 2,  que é instrumental.”

Música preferida da semana – “Você, carinho e amor, de Waldir Azevedo.”

Grupo/músico preferido – “A dupla Pixinguinha e Benedito Lacerda, acompanhados pelo maravilhoso Regional. Ouço praticamente TODOS os dias e cada vez que eu ouço descubro uma coisa nova e genial nas gravações”.

Melhor show que já viu -“Na  Praça do Choro. Era um palco montado em frente à estação Júlio Prestes(em SP). Havia um grupo de Choro (que, infelizmente, não me lembro o nome) tocando “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro) e eu, as meninas, o papai, o Isaías e mais alguns músicos estávamos na porta do camarim que ficava atrás do  palco. O Carlos  Poyares pegou sua flauta , saiu do camarim e começou a fazer frases lindíssimas de contra-canto. Foi tão espontâneo e tão lindo. Já faz uns 7 ou 8 anos que isso aconteceu. Nunca me esqueci…. Foi o melhor show de todos os que eu já vi, mesmo sendo um show de uma música só! =).”

Melhor show que já deu – No Sesc Instrumental Av. Paulista, fizemos uma homenagem ao Benedito Lacerda. Tem vídeos no YouTube. Também gostei muito de Viçosa, do Ceará. Tocamos num festival de Mel, Chorinho e Cachaça e o público era incrível, ficaram lá mesmo embaixo de chuva. Foi muito emocionante.”

LIA, violonista do grupo CHORO DAS 3

Um violonista – “Dino 7 Cordas”

Outras influências – “Principalmente outros violonistas, Ed Gagliardi, Luizinho 7 Cordas, Raphael Rabello, Zé Barbeiro, mas ouço muito música clássica  (Tchaikovsky, Chopin, Beethoven, Villa-Lobos…),Carmem Miranda, Miltinho, Cartola, Regional do Canhoto, Frank Sinatra, big bands, blues e um pouco de rock.”

Disco de Cabeceira-Pixinguinha, De Novo, Miltinho e Elza Soares, Miltinho e Regional do Canhoto, Elizeth Cardoso e Jacob do Bandolim, Cartola e muitas gravações de rodas de choro que fizemos desde que começamos a tocar.”

Música Preferida na semana –Graúna, do João Pernambuco.”

Grupo/músico preferido – “Regional do Canhoto e Ed Gagliardi.”

Melhor show que já viu – “Zé da Velha e Silvério Pontes, no Conservatório de Tatuí.”

Melhor show que já deu- “Na Virada Cultural Paulista 2009,  o nosso show era por volta das  19:30, e as 19:00 ainda não  tinha ninguém! Bom, quando chegou a hora e fomos pra palco, a rua estava LOTADA, não dava pra ver o fim de tanta gente. Ficamos muito entusiasmadas e fizemos um dos nossos melhores shows.”

ELISA – bandolinista do grupo CHORO DAS 3

Craques do bandolim: ” Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim), Anibal Augusto Sardinha (Garoto), Luperce Miranda e Milton Mori.”

Craques do clarinete:  “Abel Ferreira, Stanley Carvalho e Benny Goodman.”

Craques do piano: “Vladimir Horowitz, Arthur Rubinstein, Cyprien Katsaris, Nelson Freire, Martha Argerich e Arthur Moreira Lima.”

Um craque do banjo tenor: “Anibal Augusto Sardinha (Garoto)”

Outras influências: ” Música Clássica (Frédéric Chopin, Franz Liszt, Louis Moreau Gottschalk, Gluck, Bach, …), Queen, Michel Camilo, Trio do Benny Goodman”

Disco de Cabeceira: “Discografia do Jacob do Bandolim, Arthur Moreira Lima  interpretando Ernesto Nazareth,  gravações do Pixinguinha e Benedito Lacerda, CD do Nelson Freire, da Martha Argerich, do Daniel Barenboim, do Rubinstein e do  Horowitz (interpretando Chopin e Liszt).”

Músicas Preferidas na semana: “´Simplicidade´, ´Vascaíno´ e ´Forró de Gala´ (Jacob do Bandolim), ´O Banjo  (Gottschalk), peça da ópera Orfeu e Eurídice (Gluck), ´Polonaise no.6 em Ab maior´, do Chopin.”

Grupo/músico preferido: “Bandolim  (Milton Mori), clarinete (Abel Ferreira), banjo (Garoto), piano (Horowitz).”

Melhor show que já viu:  “Bem, na verdade  eu não vi esse show, mas gostaria de ter assistido: é uma gravação do show que o Jacob do Bandolim e a Elizeth Cardoso , acompanhados pelo Zimbo Trio, fizeram no teatro João Caetano.  É excelente!”

Melhor show que já deu:   “Show na Virada Cultural de 2009,  na cidade de São Paulo, na rua  Conselheiro Crispiniano.”

Compositores preferido: “Ernesto Nazareth, Chopin, Gottschalk, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Benedito Lacerda.”

EDUARDO ROQUE, pandeirista do grupo Choro das 3, pai das 3 moças.

Uma fera no pandeiro: “Jackson do Pandeiro.”

Outras influências: “Tigrão do Pandeiro, Marcelinho Galani.”

Disco de Cabeceira: “Frank Sinatra Duets, Papo de Anjo (choro), Miltinho e Regional do Canhoto,  Miltinho e Elza Soares, Pixinguinha, De Novo(Altamiro Carrilho e Carlos Poiares).”

Música Preferida na semana:” Linda Erica, do disco Papo de Anjo.”

Grupo/músico preferido: “Rock: Queen. Choro: Benedito Lacerda e Pixinguinha e Regional. Bennie Goodman,Blues Brothers,Louis Prima,The Maytals.”

Melhor show que já viu: “Queen, no Morumbi, em 1980”

Melhores shows que já deu: “Show na Virada Cultural de 2009,  na cidade de São Paulo, na rua  Conselheiro Crispiniano. Show  em  Viçosa do Ceará. Tocamos no festival de Mel, Chorinho e Cachaça.”

NOTA DO BLOG: Um grande agradecimento à toda família, pela gentileza de responder às perguntinhas por e-mail. A caçula, Elisa, ainda acrescentou algumas… Vale dar uma navegada pelo site do Choro das 3 e conhecer mais sobre o grupo!

O grupo Choro das 3 – foto: Cristina Meyer/divulgação

Anúncios

5 comentários sobre “Choro das 3

  1. Olá João!
    Nós é que agradecemos!
    Foi um prazer participar da Coluna de Música!
    Esperamos poder repetir a dose mais pra frente, quem sabe comparar as respostas e ver o que mudou, hein?
    Obrigada e um grande beijo!

    meninas

    1. Choro das 3 nesta quinta-feira em Sorocaba:
      25 DE NOVEMBRO – 21:00 HRS
      CANTINA FLÓRIO
      R: ARLINDO LUZ,87, LARGO DO LÍDER
      COUVERT: R$5,00
      RESERVAS: (15)3016.7957 OU 9144.9211

  2. Olá,fiquei muito feliz em conhecer o seu blog através do querido e favorito grupo, Choro das 3.

    Parabéns pela bela entrevista.Interessante conhecer os discos e as músicas preferidas das garotas e do Sr.Eduardo.Confesso que sou fã do grupo e da família,hehe.
    Fiquei hiper feliz em saber que um dos shows que gostaram foi o de Viçosa do Ceará,e,realmente, elas surpreenderam todo o público.
    Parabéns João Ricardo e, com certeza os fãs de carteirinha do Grupo, vão ficar agradecidos por uma próxima entrevista.
    Um abraço.
    Isabelle
    Fortaleza-CE

    1. Muito, muito brigado, Isabelle, espero que volte de vez em quando a essa salada musical que é meu blog.
      O Choro das 3 está arrebentando, ontem mesmo estava na TV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s