A estreia mundial do documentário “Lemmy”, sobre o figurão que lidera a banda inglesa Motörhead, é uma das atrações do SXSW, o South by Southwest, festival de música e cinema no Texas, EUA. Embora Lemmy não curta rótulos, o Motörhead é considerado padrinho do thrash metal. Tomara que mais este rock doc pinte aqui no Brasil ainda este ano. Por enquanto, dá para ver o trailer no site oficial do filme e reparar as celebridades do rock pesado que dão depoimentos sobre Lemmy. Ah, o Motörhead está confirmado para o Rock in Rio… o de Lisboa, em 30 de maio. E depois, detona na mesma noite que o Metallica no Rock in Rio Madrid! 14 de junho. Será que vai ter jam? Afinal, Motörhead é uma das influências assumidas por Lars Ulrich e companhia pesada. O Rage Against the Machine toca no festival madrilhenho em 11 de junho.
- Entre muitas outras atrações, o festival texano SXSW terá show da banda curitibana Copacabana Club (post abaixo) e sessões de outro documentário, sobre o White Stripes, banda de Meg e Jack White (também tema de post).
Por falar em docs musicais, li no site Catraca Livre que a segunda edição do festival In-Edit Brasil começa em São Paulo em 18 de março e chega ao Rio no dia 31. De acordo com o site do festival internacional de documentários musicais, com edições também em Barcelona, Puebla, Santiago e Buenos Aires, a seleção do Panorama Internacional incluirá o doc “Led Zeppelin Live At Royal Albert Hall”. Ao que me parece, só pode ser o registro do show de Page, Plant, Jones e Bonham em 9 de janeiro de 1970, que foi filmado em 16 mm pela BBC, disponível no DVD duplo Led Zeppelin, de 2003 (capinha acima; vídeos de algumas músicas no site da banda). Voltaremos ao assunto.- O Panorama Inter do In-Edit Brasil deve projetar ainda “Anvil: The Story of Anvil”, premiado doc sobre a banda canadense de power metal, mais “Heavy Metal in Baghdad”, mais filmes sobre punk, rap, jazz, Woodstock, Johnny Cash etc etc etc. Sem falar na competição e Retrospectiva de filmes brasileiros. Confira o site do In-Edit.

30/04, SÁBADO, 23H, CINESESC
01/05, DOMINGO, 21H, CINE LIVRARIA CULTURA 2
07/05, SÁBADO, 19H, CINE OLIDO
No Rio, “Lemmy” será exibido em 9 de maio, às 21h, no Unibanco Arteplex 3.
P.S. O pessoal do site/podcast Wikimetal foi ao cinema, viu Lemmy com gravador e tudo e comentou neste link: http://www.wikimetal.com.br/2011/04/019-lemmy-o-filme.html